
Promovida pelo jornal Folha Sertaneja, em parceria com a Academia de Letras e o Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso, a II Bienal estará também reunindo escritores de toda a região do São Francisco, dos Estados da Bahia Alagoas, Pernambuco e Sergipe e contará este ano também com escritores de outros estados.
Aproveitando a tríplice fronteira que Paulo Sedia, o evento deste ano traz duas novidades: a realização da Manhã Sergipana, coordenada e com a participação de escritores da Academia de Letras do Alto Sertão Sergipano - ALAS e a Tarde de Alagoas, reunindo escritores alagoanos e professores da UFAL, tudo sob a coordenação do professor Edvaldo Nascimento, da vizinha cidade de Delmiro Gouveia AL.
Esses dois encontros acontecerão na sexta-feira, dia 11 de novembro, pela manhã e à tarde.
Pioneiros de Paulo Afonso
Na abertura do evento, no dia 09 de novembro, às 19 horas houve homenagens a pioneiros de Paulo Afonso, dentre eles Abel Barbosa e Silva e Gilberto Gomes de Oliveira, Euclides Batista Filho, João Pedro Canossi e Bret Cerqueira Lima e a apresentação de Raffael di Oliveira, com um concerto de violão. Também o poeta e compositor Durval Brito apresentou um poema sobre o rio São Francisco, tema da 2ª Bienal.
Hoje, dia 10, vários palestrantes da UNEB, FASETE, UFAL e outras universidades da região, como Jacques Fernandes, Cleonice Vergne, Edson Mendes e pesquisadores como João de Sousa Lima, Edson Barreto, Antônio Galdino proferiram palavras sobre o rio São Francisco, Paulo Afonso, os sítios rupestres e as descobertas arqueológicas na região do São Francisco.
Cleonice Vergne
Uma das palestrantes do evento, a Drª Cleonice Vergne é uma das mais renomadas arqueólogas do país e responsável pelos trabalhos que resultara na descoberta de 70 sítios arqueológicos. De 14 inscrições em rocha encontradas –com pinturas e gravuras–, apenas oito não foram submersas pelo lago da hidrelétrica.
A descoberta foi possível com as escavações para a construção da usina hidrelétrica de Xingó, na divisa de Alagoas com Sergipe, que revelaram um dos maiores conjuntos de sítios arqueológicos do Nordeste.
Edson Mendes

Filho de Paulo Afonso e um dos maiores conhecedores dos mistérios do Raso da Catarina, o professor, Consultor, Coach em Educação Corporativa, Formação de Líderes, Formação de Educadores, Palestras e Apresentações, Edson Mendes, também foi um dos convidados do evento.
Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social (2005), Edson Mendes fundou e dirige a ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS, onde cultiva a missão de conduzir trabalhos ligados às áreas de Construção compartilhada de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para o desenvolvimento de competências necessárias à gestão pessoal, profissional e organizacional
VEJA A PROGRAMAÇÃO DO ÚLTIMO DIA:
11/11/2016
09:00 ás 11:00 horas – MANHÃ SERGIPANA (palestras e outras atividades realizadas por escritores da ALAS – Academia de Letras do Alto Sertão Sergipano).
14:00 às 16:00 horas – TARDE DE ALAGOAS (palestras e outras atividades realizadas por escritores do Estado de Alagoas e professores da UFAL (coordenação Prof. Edvaldo Nascimento)
16:20 horas – Certificação. - Apresentação de Xaxado (grupo folclórico de Paulo Afonso) – Encerramento da programação.
*O Salão dos Escritores, no espaço anexo do Auditório do Memorial Chesf Paulo Afonso, ficará aberto:
Dia 11/11 – das 08 às 17 horas, fechando entre 11:30 e 13;30 horas.
**Repentistas estarão se apresentando no Salão dos Escritores e passando o chapéu como manda a tradição sertaneja.
Referência: pauloafonsoagora.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!