segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Mostra "Persona" comemora cinco décadas de um dos filmes mais complexos de Ingmar Bergman


Resultado de imagem para 50 anos de persona ingmar bergman

Para comemorar os 50 anos do filme ”Persona” (1966), escrito e dirigido por Ingmar Bergman, a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Itaú Cultural trazem para o Brasil a exposição Por Trás da Máscara – 50 Anos de Persona
O material sairá pela primeira vez da Ilha de Faro, na Suécia. A exposição, considerada uma celebração ao filme ”Persona”, é um convite para uma viagem através de painéis e projeções do enigmático trabalho de Ingmar Bergman (1908-2007).

Inicialmente montada pela Fundação Bergmancenter, na ilha de Fårö, na Suécia, a exposição vem ao Brasil através da parceria entre a fundação, a Mostra Internacional de Cinema e o Itaú Cultural. O material exibido abrange notas dos cadernos de trabalho do artista, trechos de roteiro, conteúdo fotográfico e audiovisual.

Os visitantes poderão conferir as origens, o processo criativo e o impacto de ”Persona”, o filme mais enigmático do diretor sueco, estrelado por sua então esposa Liv Ullmann e pela atriz Bibi Andersson. Cercado em uma aura de mistério e perplexidade que perdura até hoje, 50 anos depois, o longa terá apresentações especiais na 40ª Mostra.

Na quinta-feira, 20 de outubro, às 19h, será realizado no Itaú Cultural uma mesa de debate logo após a exibição de “Persona”, e contará com a presença da diretora do Bergmancenter, Helen Beltrame, do escritor e psicanalista Contardo Calligaris e da diretora Tata Amaral. O crítico de cinema Sérgio Rizzo mediará o encontro.

Ingmar Bergman nasceu em Uppsala, Suécia, em 1918. Um dos maiores diretores suecos, Bergman teve uma infância traumática marcada por abusos físicos e psicológicos vindos de seu pai, um pastor luterano. Os seus demônios interiores foram exorcizados por meio de seus filmes e peças de teatro que exploraram a ansiedade sexual, a solidão e a busca por um sentido na vida. Entre suas obras cinematográficas, destacam-se “O Sétimo Selo” (1957), que levou Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes, “Morangos Silvestres” (1957), “Gritos e Sussurros” (1972), que recebeu Oscar de Melhor Fotografia, “Fanny & Alexander” (1982), vencedor de quatro Oscars, incluindo o de Melhor Filme Estrangeiro, e “Sarabanda” (2003), entre outros. Morreu aos 89 anos, em 2007.

Serviço:
Por Trás da Máscara – 50 Anos de “Persona”
Data:15 de outubro a 6 de novembro – Terça a sexta das 9h às 20h (permanência até as 20h30)
Local: Itaú Cultural – Sala Multiuso - Avenida Paulista, 149 – São Paulo – SP Sábados, domingos e feriados das 11h às 20h
Entrada Gratuita


Fonte: Revista de Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!