terça-feira, 25 de outubro de 2016

Mais leves que os humanos e imunes ao perigo das minas terrestres, pinguins vivem nos Campos Minados nas Ilhas Malvinas


Resultado de imagem para ilhas malvinas e os pinguins

Herança da insana Guerra das Malvinas na qual ingleses e argentinos se envolveram em 1982, os campos minados da Falkland, como a chama os ingleses, são um santuário perfeito para a espécie para os pinguins 

Durante a caça a baleia no século 18,as Malvinas foram um grande porto baleiro,a extração de óleo de baleia era muito lucrativo e as ilhas ficavam num local perfeito ,só havia um problema ,a gordura para ser transformada em óleo precisa ser fervida em grandes cubas de água.Mas as Malvinas é completamente desprovida de árvores. Sem madeira para manter o fogo , os baleeiros acharam outro recurso abundante que era um combustível adequado; os pinguins.

Ricos em gordura,os baleeiros logo descobriram que podiam usar os pinguins como combustível para as fogueiras de cozimento de gordura.Animal dócil, lento e de fácil captura,milhões de pinguins foram queimados. 300 anos antes da chegada dos europeus, as ilhas tinham cerca 10 milhões de animais, mas depois da atuação dos baleiros o numero foi reduzido em 95%.

As ilhas Maldivas, disputadas por Argentina e Inglaterra desde 1833, são um território ultramarino britânico, mas a a Argentina sempre reivindicou para si e isso se transformou numa longa disputa, que se intensificou em 1982 ,quando a Argentina invadiu a ilha ,dando inicio a Guerra das Maldivas.

20.000 minas terrestres

Resultado de imagem para ilhas malvinas e os pinguins

Durante a guerra os argentinos instalaram mais de 20.000 minas terrestres nas praias e pastagens, perto da cidade capital.Com o fim da guerra o governo inglês achou muito trabalhoso desativar todas as minas e preferindo simplesmente criar áreas cercadas e restritas ,com placas indicativas do perigo do local.Como esses locais afastaram o humanos, acabaram se transformando em santuários perfeitos para os pinguins que, sendo muito mais leves que os humanos ,podem andar e saltar a vontade sobre o campo minado,já que seu peso não consegue disparar as minas.

Nos últimos trinta anos, os números de pinguins voltaram a aumentar. Hoje, as Ilhas Malvinas são o lar de cerca de 1 milhão de pinguins. Atualmente, há até esforços para que as minas não sejam retiradas nem desativadas,para manter as áreas livres de humanos e totalmente inofensiva para os simpáticos pinguins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!