quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Álbum “Imagine”, de John Lennon, completa 45 anos


Resultado de imagem para album imagine - 45 anos




No ultimo dia 09, o segundo álbum solo de estúdio de John Lennon, “Imagine”, completou 45 anos de muita genialidade e mensagens sobre o mundo, falando de um item bastante demandado nesse inicio de século XXI: PAZ!

Quem nasceu nos anos 70 e 80 certamente já ouviu no rádio a música "Imagine”, com um locutor com voz grave lendo a tradução da imortal musica de John Lennon. Era uma marca registrada das emissoras, notadamente com a chegada das rádios FM. Lançado em 1971 e produzido por Phil Spector, “Imagine” é um dos trabalhos mais belos e intimistas de John Lennon. 

Apesar da idade, é inegável que tanto o álbum, quanto a canção de abertura, que recebe o mesmo nome, sejam até hoje atuais. Lennon estava em seu ápice de ativismo político quando fez o disco e não deixou este fato escondido em suas músicas.

A época em que foi lançado ainda era turbulenta por causa da separação dos Beatles e, tanto John, como Paul, trocaram farpas através de músicas. “How Do You Sleep” é a mais sincera e aberta crítica ao ex-companheiro de banda.

De tão icônico, o álbum “Imagine” gerou uma serie de curiosidades sobre a sua produção. Vejamos algumas delas:

1) GRAVAÇÃO Na bela e conhecida "casa branca" de John Lennon e Yoko Ono, em Ascot, na Inglaterra, no verão de 1971, foi gravado um dos álbuns mais fantásticos da história da música: 'Imagine'.

2) PAZ E AMOR Com a participação de George Harrison, seu ex-companheiro de banda, o álbum mostra um Lennon pacifista, amoroso, político e com muito talento para mostrar e deliciar nossos ouvidos.

3) PRODUÇÃO Produzido por Phil Spector (também responsável por 'Let it Be', último dos Fab Four), Yoko Ono e John Lennon, 'Imagine' foi o maior sucesso do ex-beatle, sendo muito aceito pela crítica e pelo público, transformando sua faixa-título em hino mundial pela paz.

4) HIT As palavras de amor de Lennon se transformaram em versos marcantes: "Imagine todo mundo vivendo em paz. Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único. Espero que um dia se junte a nós e o mundo será um só".

5) PAZ MUNDIAL Na faixa 'Imagine', John Lennon apela pela paz mundial, um mundo melhor e de igualdades. É um hino! Se tornou o maior “hit” de Lennon, sendo tocada várias vezes quando lançada e lembrada na sua morte, em 1980.

6) PAUL MCCARTNEY Em 'How do You Sleep', Lennon ataca o ex-parceiro Paul McCartney. Paul, em seu álbum RAM, mandou uma espécie de bilhetinho para John em Too Many People, o que o magoou profundamente. Lennon esqueceu o bilhetinho e mandou uma carta, uma pérola chamada Como você dorme. Algo mais direto, deixando de lado o mistério proposto por McCartney. A música insinua que a única coisa boa que Paul fez foi 'Yesterday'.

7) MARCO DA CARREIRA As gravações de 'Imagine' começaram em maio de 1971. O álbum foi lançado no dia nove de setembro. O disco chegou ao Reino Unido em 8 de setembro de 1971.

8) HOMENAGEM Em 'Oh My Love', John divide a assinatura com sua esposa Yoko Ono. É uma das músicas que John já tinha pronta em seu acervo, já que, para o álbum 'Imagine', John compôs apenas 3 músicas no ano de 1971. As outras, John já tinha composto alguns anos antes. Assim como 'Child of Nature', 'Oh My Love' também já tinha sido tocada nos ensaios dos Beatles, mas nunca lançada com a banda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!