Alguma, ou algumas ‘cabeças iluminadas’ do Ministério do Turismo, acaba de lançar campanha publicitária onde elenca 15 lugares de vários estados, incluindo praias e locais históricos e nenhuma referência à Bahia, com sua extensa orla e lugares históricos que remontam ao descobrimento do Brasil
Uma campanha do Ministério do Turismo aponta lugares para se conhecer no Brasil antes de se pensar em viajar para o exterior e de 15 locais citados, nenhum é da Bahia. O vídeo cita praias de Fernando de Noronha (PE), Maragogi (AL), Jericoacoara (CE), além de outros lugares com natureza exuberante em Bonito (MS), Chapada dos Veadeiros (GO), Lençóis Maranhenses (MA).
E para quem quer arquitetura e locais históricos, a peça sugere Ouro Preto (MG), Petrópolis (RJ) e Blumenau (SC). São citados ainda Pirenópolis (GO), Estação da Luz (SP), Alter do Chão (PA), Natal (RN), Presidente Figueiredo (AM), Gramado (RS).
Má vontade ou desinformação?
A Bahia, rodeada de belezas naturais e praias paradisíacas, por incrível que pareça,ficou de fora da nova campanha do Ministério do Turismo, que começou a ser circulada na última sexta-feira (23). No estado onde a diversidade de roteiros turísticos possui desde igrejas seculares a artesanato típico das cidades do interior, atrativos para quem deseja desvendar a Bahia é que não faltam. Apenas para refrescar a memória dos técnicos de “reconhecida competência" que atuam no Ministério do Turismo, vejamos algumas das atrações que a Bahia oferece, para os mais variados gostos:

· Chapada Diamantina – Nem só de praia é formada a paisagem da Bahia. No coração do estado está um dos mais belos cenários do país, salpicado de cachoeiras, grutas, cânions e vales. Cobiçado pelos amantes do trekking, o Parque Nacional da Chapada Diamantina tem atrações que extrapolam seus limites e se espalham por cidadezinhas que tiveram seu apogeu no final do século 19, quando a região era famosa somente pelas jazidas de diamantes.

· Costa dos Coqueiros – Margeada pela Estrada do coco, a mais antiga rodovia ecológica do país, inaugurada em 1993, quando ganhou continuidade a partir da Linha Verde. Ela estende-se da Praia do Forte até o povoado de Cachoeira do Itanhim, município de Jandaíra, agora por uma extensão de 192 km, até a divisa com Sergipe. Atrações: Praia do Forte, Guarajuba, Imbassaí... Precisa dizer mais?

· Costa do Descobrimento - Considerada o berço da história e da cultura do Brasil, a Costa do Descobrimento foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, em 1999. Cercada por diversos atrativos naturais – como praias, baías, enseadas, falésias, recifes de corais, manguezais e rios navegáveis – a região possui condições favoráveis para a prática do turismo de aventura e ecoturismo. A jóia da coroa é Porto Seguro, mas há muito mais o que descobrir...

· Costa do Dendê – Ostentando Morro do São Paulo como a mais internacional das suas atrações, a costa abrange a foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu e é um verdadeiro mosaico de praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários. As praias intocadas, de águas claras e quentes, com formações variadas de recifes de coral e emolduradas por vastos coqueirais, figuram entre as melhores do país nos principais guias do gênero.

· Recôncavo - Os municípios do Recôncavo Baiano constituem-se em um extraordinário parque barroco ao ar livre. Mesmo ofuscados pelas atividades de prospecção e refino de petróleo, na segunda metade do século XX, alguns municípios ainda guardam o esplendor da época colonial. A maior expressão do barroco é a cidade de Cachoeira, que sedia uma das tradições seculares da Bahia, a mundialmente conhecida Ordem de Nossa Senhora da Boa Morte.
Necessitaríamos de uma postagem longa e enfadonha para enumerar as belezas e atrações únicas que a Bahia oferece a quem a visita, mas ficaremos apenas nessa ‘pequena amostra’ para que, na próxima campanha do MTur a mesma gafe não seja cometida.
Euriques Carneiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!