quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Nova campanha do Ministério do Turismo deixa a Bahia de fora em sugestões para viajantes


Resultado de imagem para chapada diamantina

Alguma, ou algumas ‘cabeças iluminadas’ do Ministério do Turismo, acaba de lançar campanha publicitária onde elenca 15 lugares de vários estados, incluindo praias e locais históricos e nenhuma referência à Bahia, com sua extensa orla e lugares históricos que remontam ao descobrimento do Brasil

Uma campanha do Ministério do Turismo aponta lugares para se conhecer no Brasil antes de se pensar em viajar para o exterior e de 15 locais citados, nenhum é da Bahia. O vídeo cita praias de Fernando de Noronha (PE), Maragogi (AL), Jericoacoara (CE), além de outros lugares com natureza exuberante em Bonito (MS), Chapada dos Veadeiros (GO), Lençóis Maranhenses (MA).

E para quem quer arquitetura e locais históricos, a peça sugere Ouro Preto (MG), Petrópolis (RJ) e Blumenau (SC). São citados ainda Pirenópolis (GO), Estação da Luz (SP), Alter do Chão (PA), Natal (RN), Presidente Figueiredo (AM), Gramado (RS).

Má vontade ou desinformação?

A Bahia, rodeada de belezas naturais e praias paradisíacas, por incrível que pareça,ficou de fora da nova campanha do Ministério do Turismo, que começou a ser circulada na última sexta-feira (23). No estado onde a diversidade de roteiros turísticos possui desde igrejas seculares a artesanato típico das cidades do interior, atrativos para quem deseja desvendar a Bahia é que não faltam. Apenas para refrescar a memória dos técnicos de “reconhecida competência" que atuam no Ministério do Turismo, vejamos algumas das atrações que a Bahia oferece, para os mais variados gostos:


Resultado de imagem para chapada diamantina
· Chapada Diamantina – Nem só de praia é formada a paisagem da Bahia. No coração do estado está um dos mais belos cenários do país, salpicado de cachoeiras, grutas, cânions e vales. Cobiçado pelos amantes do trekking, o Parque Nacional da Chapada Diamantina tem atrações que extrapolam seus limites e se espalham por cidadezinhas que tiveram seu apogeu no final do século 19, quando a região era famosa somente pelas jazidas de diamantes.

Resultado de imagem para praia do forte
· Costa dos Coqueiros – Margeada pela Estrada do coco, a mais antiga rodovia ecológica do país, inaugurada em 1993, quando ganhou continuidade a partir da Linha Verde. Ela estende-se da Praia do Forte até o povoado de Cachoeira do Itanhim, município de Jandaíra, agora por uma extensão de 192 km, até a divisa com Sergipe. Atrações: Praia do Forte, Guarajuba, Imbassaí... Precisa dizer mais?

Resultado de imagem para porto seguro
· Costa do Descobrimento - Considerada o berço da história e da cultura do Brasil, a Costa do Descobrimento foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, em 1999. Cercada por diversos atrativos naturais – como praias, baías, enseadas, falésias, recifes de corais, manguezais e rios navegáveis – a região possui condições favoráveis para a prática do turismo de aventura e ecoturismo. A jóia da coroa é Porto Seguro, mas há muito mais o que descobrir...

Resultado de imagem para morro sao paulo ba
· Costa do Dendê – Ostentando Morro do São Paulo como a mais internacional das suas atrações, a costa abrange a foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu e é um verdadeiro mosaico de praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários. As praias intocadas, de águas claras e quentes, com formações variadas de recifes de coral e emolduradas por vastos coqueirais, figuram entre as melhores do país nos principais guias do gênero. 

Resultado de imagem para nossa sra da boa morte
· Recôncavo - Os municípios do Recôncavo Baiano constituem-se em um extraordinário parque barroco ao ar livre. Mesmo ofuscados pelas atividades de prospecção e refino de petróleo, na segunda metade do século XX, alguns municípios ainda guardam o esplendor da época colonial. A maior expressão do barroco é a cidade de Cachoeira, que sedia uma das tradições seculares da Bahia, a mundialmente conhecida Ordem de Nossa Senhora da Boa Morte.

Necessitaríamos de uma postagem longa e enfadonha para enumerar as belezas e atrações únicas que a Bahia oferece a quem a visita, mas ficaremos apenas nessa ‘pequena amostra’ para que, na próxima campanha do MTur a mesma gafe não seja cometida.

Euriques Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!