
Quando o assunto é o fim da II Grande Guerra, a imagem símbolo é o beijo que um marinheiro tasca em uma enfermeira, no calor da comemoração do inicio de um período de paz e fim das atrocidades comuns a todas as guerras
A enfermeira em questão é a norte-americana Greta Friedman eternizada em uma foto que a mostra beijando o marinheiro George Mendonsa durante uma celebração em Nova York pelo fim da Segunda Guerra Mundial e ela morreu aos 92 anos de idade. Greta Friedman será enterrada no cemitério nacional de Arlington, ao lado do marido, Misha.
“O beijo”
A fotografia feita por Alfred Eisenstaedt leva o nome "V-J Day in Times Square", mas também é conhecida simplesmente por "O beijo". Ela foi publicada pela primeira vez pela revista Life, mas sem nenhum destaque. Ao longo dos anos, porém, ganhou notoriedade, e várias pessoas alegaram ser o casal se beijando. Numa edição de 1980 da Life, 11 homens e três mulheres afirmavam ser os protagonistas da cena icônica. Só anos mais tarde George e Greta foram confirmados como o verdadeiro casal da fotografia.
Time Square
O marinheiro e a enfermeira estavam na Times Square quando ouviram o anúncio de que o Japão havia se rendido, colocando fim ao maior conflito da história.
Levemente embriagado, Mendonsa saiu comemorando pelas ruas, encontrou uma bela mulher vestida de enfermeira e deu-lhe um beijo cinematográfico. A cena foi registrada pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt, da revista Life, e rodou o mundo.
O detalhe é que Mendonsa e Friedman não se conheciam. O marinheiro, aliás, estava acompanhado de outra mulher, Rita Petry, com quem se casou anos depois.
Referência: EBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!