segunda-feira, 15 de agosto de 2016

O Piauí tem o menor litoral do Brasil mas uma acolhida do tamanho do mundo!


Algumas praias ainda intocadas, sol o ano todo, ventos perfeitos para esportes radicais como o kite e o windsurf, natureza deslumbrante, turismo rústico, hospitalidade, são alguns ingredientes que o visitante que optar pelo Piauí terá o privilégio de descobrir: um pedaço ainda desconhecido do nordeste brasileiro

 
Com o menor litoral do Brasil (apenas 66 km), o estado do Piauí ainda não é muito conhecido por quem busca o turismo em praias.Localizado entre os já conhecidos pontos turísticos do Ceará e Maranhão, foi por muito tempo considerado apenas uma passagem entre Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses, a famosa Rota das Emoções. A parada muitas vezes era feita somente para conhecer o deslumbrante Delta do Parnaíba. Só agora o pequeno litoral do estado vem sendo considerado um ponto de parada quase obrigatório na viagem.

Pessoas de várias partes do Brasil e do mundo chegam a Teresina para conhecer os surpreendentes espetáculos naturais, paisagens assombrosas, relíquias históricas e culturais. Uma ampla variedade de atividades de lazer despertará em você a vontade de conhecer Teresina, uma cidade bem projetada, preparada para recebê-lo e oferecer suas numerosas atrações.

Teresina dispõe de centros culturais e educativos, hotéis de vanguarda, as mais interessantes paisagens naturais, originais produções de artesanatos e uma vasta cozinha típica que o deliciará e tentará a voltar muitas vezes.

Quanto a fenômenos naturais, Teresina é a rainha. O Encontro das Águas somado ao fenômeno dos raios de grande intensidade, o transportarão a um mundo além da imaginação.

Museu do Piauí

Para as pessoas sedentas de cultura e história, uma visita ao interessante Museu do Piauí, é a opção ideal. Localizado na antiga mansão do honorável Jacob Manuel Almendra, oferece a seus visitantes ao redor de 15 salas onde se exibe um tesouro incalculável para a história da região, narrando-a com exposições permanentes com um acervo composto por cerca de 2.000 peças, formado por coleções de moedas, peças indígenas, fósseis, móveis coloniais e pinturas.

Igreja São Benedito

No coração da cidade o espera uma das mais importantes construções católicas da cidade de Teresina, a Igreja São Benedito. Localizada entre as Praças da Liberdade e São Benedito, este templo é um monumento histórico com uma fachada estilo italiano e torres piramidais de mais de 40 metros de altura, uma cúpula maravilhosamente trabalhada e uma escada de pedra que o convidarão a traspassar os grandes portais e adentrar-se em um universo de paz e contemplação.

Em seu interior, uma estátua de tamanho natural do santo bendiz a sua chegada e te convida à meditação. Os grandes portais de madeira de jacarandá e cedro trabalhados com motivos florais foram nomeados Patrimônio Histórico Nacional. Visite-a como parte de um interessante passeio pelo centro da bela cidade de Teresina.

Praça Marechal Deodoro da Fonseca

Conhecida também como Praça da Bandeira, é um amplo e bonito espaço de áreas verdes, rodeado pela Igreja Nossa Senhora do Amparo, Mercado Central, Prefeitura e Palácio da Justiça. A Praça da Bandeira possui um amplo anfiteatro utilizado para a realização de diferentes eventos. Seu arvoredo atrai os jovens apaixonados, turistas, camelô e idosos que desfrutam sua extensa sombra. 

Ponte Estaiada Isidoro França
Uma maravilhosa ponte espera sua visita na zona norte da cidade de Teresina. Com cerca de 363 metros de extensão, seis pistas para carros e duas pistas para bicicletas, une as zonas norte e leste da capital piauiense. Como parte de um magnífico grupo de pontes estaiadas do mundo, é a única que possui um grande mirante em sua própria estrutura, situada no cume do mastro central, uma opção perfeita para obter uma visão panorâmica de 360 graus da cidade, pois possui uma altura de 95 metros com uma capacidade para 100 pessoas, além de oferecer um singular passeio às alturas através de seguros elevadores panorâmicos.

Parque Ambiental Encontro dos Rios

Um dos atrativos mais importantes do estado do Piauí, ideal para visitar em sua próxima viagem a Teresina, é o Parque Ambiental Encontro dos Rios, localizado no pitoresco bairro Poty Velho, na margem esquerda da desembocadura dos rios Poty e Parnaíba.

Com a infraestrutura necessária para receber comodamente uma grande quantidade de visitantes, oferece espaços para exposições e comercialização de produtos artesanais, e amplos e acolhedores centros gastronômicos, cabanas para hospedagem, um singular restaurante flutuante, trilhas e mirantes, assim como um serviço de excelência.

Esta área de preservação é o lugar perfeito para usufruir o turismo ecológico ao máximo e praticar esportes como a pesca e atividades aquáticas. Uma verdadeira beleza que a Mãe Natureza presenteou a Teresina. Conheça-o e encante-se!

Palácio Karnak

No centro de Teresina, encontra-se o interessante Palácio Karnak, uma maravilhosa construção inspirada em um antigo templo grego que representa um dos atrativos mais visitados pelos turistas. Imponente e majestoso possui uma branca e celestial fachada. Em seu interior encontrará móveis de carvalho e jacarandá, poltronas estilo Luís XVI, quadros da pintora piauiense Naza e Alfredo Volpi, e um maravilhoso lustre de cristal de Lasckani. Contêm também numerosas peças de arte sacra do século XVI, esculturas de bronze e pisos de mármore que fascinarão os visitantes.

Cachoeira do Urubu

A Cachoeira do Urubu é outro dos lugares majestosos que a natureza presenteia o Brasil e que se encontra a 180 km ao norte de Teresina. É ideal conhecer esta beleza natural entre os meses de janeiro a junho, quando o volume de água é muito maior devido às numerosas inundações da região. Aqui poderá pescar, exceto nos meses de desova. No lugar também encontrará um bar e restaurante, quadras esportivas e áreas recreativas.

Nos meses de abril e maio poderá observar o surpreendente fenômeno da Piracema, que ocorre quando os peixes saltam tentando transpor as barreiras de pedras do rio para desovar em suas nascentes. O ensurdecedor ruído das águas se escuta a mais de 5.000 metros de distância, o que te indicará que você está prestes a chegar neste monumental lugar.

Parque Nacional das Sete Cidades

O misterioso e surpreendente Parque Nacional das Sete Cidades aguarda sua chegada para que o admire e entre em um mundo místico feito totalmente de pedras. Numerosas formações rochosas o levarão a imaginar suas origens em um interessante passeio. É recomendável levar sapatos cômodos que evitam escorregões caso você decida percorrer o parque a pé.

Delta do Rio Parnaíba

Para desfrutar um inesquecível dia ao ar livre, aproveitando o sol, o mar, a praia e encantadoras paisagens naturais, nada melhor que conhecer o Delta do Rio Parnaíba. Depois de percorrer cerca de 1485 quilômetros, o Rio Parnaíba desemboca no mar presenteando aos habitantes da região e aos numerosos visitantes um espetáculo impressionantemente belo.

Com mais de 70 ilhas, o delta oferece paisagens quase virgens com uma combinação quase perfeita de um vasto bosque nativo e as mais variadas espécies da fauna endêmica. Numerosas praias, como a Praia de Atalaia ou a Praia do Coqueiro completam um panorama maravilhoso. Nas praias de Macapá e Campo Grande poderá realizar atividades aquáticas como o surfe.

Praia Pedra do Sal

Para desfrutar o sol, a areia e o mar, nada melhor que as praias brasileiras. Uma das praias mais belas e exóticas é a Praia da Pedra do Sal, localizada a poucos quilômetros de Teresina. Com oito quilômetros de extensão, está formada por inumeráveis rochas graníticas que invadem o mar e onde se acumula o sal marinho entre suas concavidades. Estas formações rochosas dividem a praia em duas partes: uma pacífica enseada utilizada por pescadores, e uma área de ondas fortes propícias para a prática do surfe e kitesurfe. Sinta a adrenalina ou simplesmente desfrute a tranquilidade que emana do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!