Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Classificados entre os melhores do mundo, os Malbecs argentinos possibilitam amplas combinações gastronômicas


Resultado de imagem para malbec argentino harmonização

Os vinhos do tipo Malbec são versáteis e podem ser parceiros de pratos, como carne bovina, cordeiro, vitela, carne de porco, atum, frango, ou linguiça e esses ingredientes harmonizam melhor ainda com o vinho se forem preparados assados ou grelhados, como churrasco

O vinho Malbec – especialmente o argentino, é, sem dúvida, um dos vinhos prediletos dos brasileiros. Essa uva é originária da região sudoeste da França, mas foi na Argentina que melhor se desenvolveu e ganhou notoriedade mundial.

As condições climáticas favoráveis da Argentina, além do solo e de outros fatores, favoreceram o desenvolvimento de uvas Malbec de excelente qualidade, conferindo as vinícolas a possibilidade de produzir excelentes vinhos. Obviamente que não são apenas as condições climáticas, geográficas e geológicas que fazem com o que vinho seja bom, mas principalmente a união desses fatores ao conhecimento do homem, que é o responsável pela produção do bom vinho.
Resultado de imagem para malbec argentino harmonização com grelhados

Origem


A uva Malbec é originária da região sudoeste da França, especificamente da região de Cahors, próximo a Bordeaux (que também cultiva esse tipo de uva), onde é conhecida pelo nome deAuxerrois ou Côt e é cultivada até os dias de hoje.

Na segunda metade do século XIX os vinhedos europeus sofreram muito com o ataque de uma praga, chamada Filoxera (inseto sugador que impede o desenvolvimento das videiras, especialmente das brotações e reduz a atividade fotossintética), que devastou grande parte dos vinhedos da França e de outros países da Europa. Nessa mesma época, o visionário argentino Sarmiento contratou o enólogo francês Michel Aimé Pouget, que levou para a Argentina diversos tipos de uvas, dentre elas a Malbec, que passou a ser cultivada principalmente na região de Mendoza e se adaptou muito bem a essa região.

Mas foi somente no final do século XX, na década de 90, que ocorreu a grande revolução do vinho Malbec na Argentina, quando Nicolas Catena produziu o primeiro vinho 100% Malbec, maturado por 24 meses em carvalho francês.
O Desenvolvimento da Uva Malbec na Argentina
Resultado de imagem para malbec argentino harmonização

De acordo com os especialistas, o excepcional desenvolvimento da uva Malbec na região de Mendoza ocorreu em razão do conjunto favorável de diversos fatores, tais como geográficos, climáticos e geológicos.

O clima desértico continental, o solo seco e pobre, a grande luminosidade solar, a baixa umidade, a alta altitude, além da grande amplitude térmica (temperatura alta durante o dia e baixa durante a noite) fazem com que o vinho Malbec Argentino tenha características peculiares excepcionais.

Além disso, a maior exposição da uva ao sol altera a sua maturidade e reduz a sua acidez, tornando-a moderada, o que faz com que o vinho não amarre na boca (é o que os especialistas chamam de taninos maduros).

As condições favoráveis do terroir argentino (conjunto de solo, clima, altitude, chuva e relevo) contribuem para que os vinhos produzidos nessa região sejam reconhecidamente bons, mas o correto cultivo das videiras também é essencial, pois o aproveitamento máximo de tudo o que o conjunto de condições favoráveis pode oferecer depende do conhecimento e do cuidado que o homem tem e aplica no cultivo do seu vinhedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!