Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

sábado, 20 de agosto de 2016

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO JANELAS URBANAS, DE WALDO ROBATTO – NO PALACETE DAS ARTES





Caminho por uma rua que passa em muitos países. Se não me vêem, eu vejo e saúdo velhos amigos (Carlos Drummond de Andrade)
SALA CONTEMPORÂNEA DO PALACETE DAS ARTES APRESENTA “JANELAS URBANAS”, DE WALDO ROBATTO


A cidade, o movimento das pessoas e o vai e vem no dia a dia de quem convive com as diversas intervenções do espaço urbano e geográfico estarão reunidos em 40 telas que compõem a exposição “Janelas Urbanas”, do artista baiano Waldo Robatto. A mostra foi aberta no dia 2 de agosto, na Sala Contemporânea do Palacete das Artes, podendo ser visitada até 5 de outubro.

Artista plástico há mais de 30 anos, Robatto declara que a sua formação de arquiteto o fascinou para retratar a urbe. “A elaboração do meu trabalho ocorre de forma impulsiva, onde o ofício de pintar se tornou uma questão da necessidade de me comunicar. Acredito na Arte como uma linguagem que transpõe a própria limitação das palavras para expressar as sensações humanas. A partir desse interesse extraio elementos de composição para criar minha obra. Não tenho intenção de buscar novos caminhos … mas apenas de me reinventar através da arte”.

Professor e coordenador de uma Escola de Arte, a troca entre o ensinar e o aprender, na avaliação do diretor do Palacete das Artes, Murilo Ribeiro, contribui para que a obra de Robatto surja do espontâneo, da mancha, do traço, do risco e se transforme em seu vocabulário próprio. “Ele cria, com coerência, uma linguagem pessoal, e vai caminhando, formando artistas, trocando experiências. O público está convidado a percorrer a expressiva pintura de Waldo Robatto, resultante da leveza e do didatismo da sua trajetória”.

Para o artista visual Leonel Mattos, as telas abstratas ou figurativas do desenhista, pintor e colorista Waldo Robatto são bem resolvidas, onde o branco predomina e o seu desenho (a linha) dialoga com as cores em manchas, ocupando espaços com sabedoria. “Os temas explorados, como cenas urbanas por exemplo, servem de inspiração para elaborar uma pintura gestual surpreendente, com luz e sombra em tons azuis claros e escuros, que se misturam ao vermelho e ocre em algumas áreas cobertas de branco. As linhas, que parecem serem inacabadas, dão leveza e instigam o olhar a penetrar na magia da pintura!”

Waldo Robatto nasceu em 1961, em Salvador. Formado em Arquitetura pela UFBA, cursou Artes Plásticas na Universidade Católica. Em 1986 resolveu abrir uma Escola de Arte, Waldo Robatto Oficina de Arte, para se dedicar as Artes Plásticas e por onde já passaram centenas de alunos que hoje também estão no cenário artístico da Bahia. Participou de várias exposições na Bahia e no Brasil.

O Palacete das Artes é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural/Secretaria de Cultura. Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.

SERVIÇO:

Exposição Janelas Urbanas, de Waldo Robatto
Abertura dia 2 de agosto, às 14h
Sala Contemporânea do Palacete das Artes
Coquetel – 6 de setembro, às 19h
Rua da Graça, 284
www.palacetedasrtes.ba.gov.br
Visitação: ter a sex, das 13h às 19h/ Sáb., dom. e feriado, das 14h às 19h
Tel. 71 3117 6987/ 999745858 (Assessoria de Comunicação)

Fonte: www.palacetedasartes.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!