Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

terça-feira, 2 de agosto de 2016

02 de agosto | Relembrando os 27 anos da morte de Luiz Gonzaga, reverenciamos um dos seus maiores legados, a Missa do Vaqueiro, celebrada anualmente em Serrita PE



Hoje, 02 de agosto, quando o Nordeste chora pelo 27º ano a partida de Luiz Gonzaga para animar os forrós em outra existência, destacamos um dos fatos marcantes da sua vida que foi o assassinato do seu primo Raimundo Jacó, que motivou a música “A morte do Vaqueiro” e a partir de 1971, a Missa do Vaqueiro que é celebrada anualmente na cidade de Serrita, no agreste Pernambucano

Quem acompanha a vida e a obra de Luiz Gonzaga, conhece bem a sua estreita ligação com os poderes constituídos da época, sendo esse um dos motivos das suas divergências com Gonzaguinha, um ferrenho combatente do regime militar e da ditadura implantada no país em 1964.

E Gonzagão narra com indisfarçável desapontamento o episódio onde ele foi entregar um casal dos pássaros Asa Branca para o General Figueiredo e este, no seu mais puro estilo mal educado, ao invés de agradecer o presente foi cobrar de Luiz Gonzaga explicações sobre as posições políticas do seu filho, Gonzaga Jr.


Mas houve uma ocasião onde Luiz “Rei do Sertão” Gonzaga se insurgiu contra os poderes constituídos: quando o seu primo, o vaqueiro Raimundo Jacó foi assassinado e a justiça “deu pro mundo”, como afirmou ele com muita propriedade. Nada foi apurado e ninguém foi punido. Gonzaga gravou então a música “A morte do Vaqueiro”, de autoria de Nelson Barbalho, onde faz um veemente protesto contra o descaso da polícia e da justiça que nada fizeram para investigar o crime.

Euriques Carneiro
                                                    -x-x-x-x-x-x-x-


A Missa do Vaqueiro é um evento religioso, tradicional na cultura popular do sertão pernambucano.

Esta celebração teve origem a partir do desaparecimento do vaqueiro Raimundo Jacó, um vaqueiro de muita coragem do Sertão nordestino, que foi assassinado traiçoeiramente nas caatingas do Sítio das Lages, distrito do município de Serrita, localizado no alto sertão do Araripe, localizado a 553 quilômetros do Recife.

A primeira missa em sua memória foi idealizada pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga cantor e compositor pernambucano e rezada pelo padre João Câncio dos Santos em 1971. Celebrada sempre no terceiro domingo do mês de julho, ao ar livre, num local onde foi construído um altar de pedra rústica em forma de ferradura. É neste dia que se reúnem vaqueiros de vários estados do Norte e Nordeste e se confraternizam diante da fé cristã.

A ideologia cristã da missa é um ato de fé do homem sertanejo, que apesar de ser um povo sofrido, não perde jamais a esperança de dias melhores. Eles sobem até o altar e fazem suas oferendas com peças de sua indumentária de couro, arreios, e instrumentos usados no pastoreio do gado. Durante o ofertório eles improvisam versos de aboio sobre cada peça ofertada.

Os vaqueiros são homens sertanejos, boiadeiros de perdidas caatingas. Chegam montados nos seus cavalos, vestidos de gibão, botas, coletes e chapéu de couro enfeitado, trazendo no semblante a bravura do homem sertanejo. Esta é uma homenagem feita não apenas ao grande vaqueiro Raimundo Jacó, mas a todos vaqueiros nordestinos corajosos que desafiam a imensidão, a seca, a fome e o perigo do grande Sertão nordestino.

Na semana que antecede a celebração da missa, o município de Serrita vive um clima de festa folclórica, com vaquejada, banda de pífanos, zabumbeiros, sanfoneiros tocando forró pé-de-serra, baião, xote , xaxado, ciranda, coco, cantorias, repentistas, aboiadores, além da feirinha típica, onde são expostos objetos artesanais e decorativos, comidas tradicionais à base de milho e mandioca, rapadura, caldo de cana , beijus, entre outras.

O objetivo principal da Missa do Vaqueiro é mostrar, através da figura do vaqueiro Raimundo Jacó, a bravura, a dedicação e a fé do homem sertanejo, valorizando a cultura popular e o rico artesanato nordestino.

Fonte: MACHADO, Regina Coeli Vieira. Missa do Vaqueiro. Pesquisa Escolar On-Line, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!