quinta-feira, 28 de julho de 2016

Exposição Itinerante ‘Índios: Os Primeiros Brasileiros’ chega a Salvador BA



Exposição Itinerante ‘Índios', que revê a história do Brasil assinalando a participação dos nossos primeiros
habitantes, os índios, chega a Salvador e pode ser vista no Museu de Arqueologia e Etnologia, da UFBA


O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/UFBA) recebe, a partir do dia 02 de julho, a exposição Índios: Os Primeiros Brasileiros com curadoria de João Pacheco de Oliveira, professor titular e curador do Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional do Rio de Janeiro (MN/UFRJ), em parceria com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME). 

A exposição propõe ao visitante um passeio pela história do Brasil assinalando as diferentes formas pelas quais os indígenas foram vistos e incorporados ao processo de construção nacional. Com foco na região Nordeste, ela está integrada por quatro espaços distintos: o ‘Primeiro encontro’, o ‘Mundocolonial’ (com a história que se pode ler nos livros didáticos), o ‘Mundo indígena’ (com outra narrativa, do ponto de vista indígena) e o ‘Brasil contemporâneo’ (com suas lutas e desafios). 

A mostra é fruto de anos de trabalho, articulando (equipe de) pesquisadores do Museu Nacional/UFRJ com representantes da APOINME e da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ),equipe do qual resulta pesquisa iconográfica sobre os modos como as populações indígenas vêm sendo representadas desde o século XVI. Compõem ainda a exposição fotografias e produção de rica cultura material por alguns dos/das dezenas de povos indígenas que habitam o Nordeste brasileiro.

"Índios: Os Primeiros Brasileiros" tem como objetivo estimular um processo de reavaliação efetiva do ‘nós’ e do ‘eles’, oferecendo ao público imagens e informações de natureza histórica e cultural,apresentando as culturas indígenas como algo vivo e dinâmico, plural, sobretudo propiciando uma identificação positiva com tais coletividades.

SERVIÇO:
Exposição Índios: Os Primeiros Brasileiros

Onde: Museu de Arqueologia e Etnologia/UFBA I Terreiro de Jesus, s/n, Prédio da Faculdade de Medicina, Pelourinho, Salvador.

Abertura

02 de julho, às 17h

Funcionamento

Quando: de 04 de julho a 29 de dezembro

Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h

Entrada: R$ 10,00 inteira | R$ 5,00 estudante

Fonte: faced.UFBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!