Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quarta-feira, 6 de julho de 2016

A vida da grande pintora Artemísia Gentileschi é retratada no espetáculo Cenas de uma Execução


 

Baseado em fatos reais, Cenas de uma Execução é um texto que merece o palco e conta a terrível batalha de Lepanto e da vida da grande pintora Artemísia Gentileschi, cuja história realmente merece ser encenada

Nas palavras do polêmico autor inglês Howard Barker, ela se torna Galactia, a pintora que desafia seu tempo e provoca o poder a repensar sua autoridade.

Numa história de tirar o fôlego, Galactia é interpretada por Clarisse Abujamra, que também assina a direção e produção da peça. Atriz premiada aqui e no exterior por suas emocionantes interpretações, Clarisse conta que “produzir Cenas de uma Execução nos dias de hoje é a certeza de ser um texto que merece o palco e um desafio dos mais excitantes. O autor inglês Howard Barker, baseado em fatos reais, monta um verdadeiro folhetim onde a arte e o poder se encontram e discutem abertamente a pertinência, a ousadia destas forças, alinhavadas com elegante humor e uma historia de amor que envolve e emociona”.

Veneza do século XVI se torna o cenário para uma tensão atemporal entre a ambição pessoal e a responsabilidade moral. Entre as demandas do patrono e a autonomia da artista. Nada mais atual, nada mais fascinante. Em cena o humor, a ironia, a sensualidade, a história de amor entre dois pintores, o embate de gerações e o amor à arte.

Batalha sangrenta

Em vinte cenas comoventes, Cenas de uma Execução narra a história de Galactia, famosa pintora da época que foi convidada pelo Doge de Veneza a pintar a vitória da Liga Cristã sobre os turcos no ano de 1571. A mais sangrenta batalha da história pelos mares. A escolha é controversa, pois a artista em questão é uma mulher e sua pintura não celebra Veneza, mas ofende e enfurece as autoridades venezianas, do Estado, da Igreja em particular, devido à sua representação sangrenta e realista.

Galactia desafiou seu tempo em todos os sentidos. Uma artista ciente de sua força como pintora, como mulher e sua responsabilidade perante o mundo de pintar a verdadeira Batalha de Lepanto.

“Pintar é um ato arrogante! É desafiar Deus retocando paisagens. É se vangloriar e se você não gosta disso é melhor parar de pintar.” Galactia

Além de Clarisse estão em cena outros nove atores. André Abujamra assina a trilha sonora, um verdadeiro concerto inspirado na música de 1571. A luz de Wagner Pinto desafia nosso olhar. “Ninguém deixará o teatro sem ter sido lindamente, provocado a pensar o poder e suas armadilhas”, afirma Clarisse Abujamra.

“Arte é um conceito subjetivo, uma opinião, e ainda assim a fonte de toda sua autoridade.” Howard Barker

“Nunca a Renascença se pareceu tanto com os dias de hoje. Seja testemunha deste conflitante encontro do artista com o Poder, com a Crítica e com o Amor.” Howard Barker


Ficha Técnica

De – Howard Barker

Direção – Clarisse Abujamra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!