domingo, 24 de julho de 2016

28º Troféu HQMIX, o Oscar dos quadrinhos, teve dois brasileiros como ganhadores



A adaptação do romance Dois Irmãos, de Milton Hatoum, roteirizada e desenhada por Fábio Moon e Gabriel Bá, ganhou o prêmio Eisner de melhor adaptação de outra mídia. Esta é a mais importante premiação dos quadrinhos nos Estados Unidos, considerada o Oscar da nona arte

Em 2015 foram cerca de dois mil lançamentos de revistas e livros impressos de quadrinhos, sem contar na área virtual que também está crescendo.

Em 2014 os lançamentos chegaram a 1.700 o que demonstra um crescimento de 18%. O número de eventos sobre a área também vem crescendo por todo o Brasil gerando uma expectativa positiva em plena crise econômica.

Assim a próxima edição do Troféu HQMIX, o "Oscar" dos quadrinhos no Brasil, que acontecerá em setembro, terá algumas novidades que começam a ser apresentadas já em seu site oficial.
O processo de votação mudou

Mudanças no processo de votação

O processo de votação mudou e agora a listagem dos lançamentos e nomes dos produtores será apreciada em sua totalidade para escolha dos indicados para o segundo turno. Nessa segunda votação estarão apenas os mais votados pelo primeiro turno. 

Anteriormente havia um júri de jornalistas e especialistas da área de quadrinhos que indicavam os sete finalistas para a votação geral.

Os votantes são inscritos e devem trabalhar na área de produção e edição de quadrinhos além de jornalistas e pesquisadores especializados. Foram extintos os troféus para a área de humor gráfico para apenas ficar centrado na linguagem dos quadrinhos, também de melhor desenhista e roteirista estrangeiro que já concorrem por obras estrangeiras publicadas no Brasil e a criação de um troféu especial para Mangá (quadrinho oriental). 

Esse último é um pedido de anos de votantes e leitores mas que estará em experiência já que cria uma polêmica sobre não haver troféus também para super-heróis ou quadrinho europeu. Foi criado o troféu para melhor colorista que é uma categoria que vem cada vez mais crescendo dentro da produção das HQs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!