quarta-feira, 15 de junho de 2016

Vale a penas visitar Pindobaçu BA e conhecer como se transforma pedra em arte



Se você pretende mergulhar no universo das esmeraldas, uma boa opção é visita a extração dessa pedra preciosa em Pindobaçu, na Serra de Carnaíba BA, e comercializadas em Campo Formoso, numa feira diária

É toda um cidade vivendo direta ou indiretamente da exploração de esmeraldas conforme palavras de um morador local.Na Feira da Esmeralda, é possível descobrir que quanto mais verdes são, mais caras ficam as pedras. Em Campo Formoso, o programa é visitar uma mina de exploração de esmeraldas que já atingiu os 180 metros de profundidade e, segundos especialistas, ainda não foram exploradas nem um quarto da esmeralda existente no local.

Com muitas pessoas dedicadas à atividade, com matéria-prima oriunda de Carnaíba ou Socotó, a Associação dos Artesãos Minerais de Campo Formoso lapida as esmeraldas, transformando pedra bruta em arte e levando para outras plagas a habilidade dos artesãos locais, que utilizam a pedra verde em vários tipos de esculturas e outras formas geométricas.

Paisagem típica


O lugar é uma região de garimpo localizado em uma cadeia de serras do município de Pindobaçu (BA). De Pindobaçu (BA) até a Serra da Carnaíba é preciso ir ao distrito de Terezinha pela BA-131, depois entrar a direita em uma vicinal e seguir por cerca de 10 km. Essa estrada segue ao lado de um rio, revelando lugares paradisíacos e paisagens de extrema beleza.

Uma represa também surge na paisagem, construída para regular o abastecimento de água das cidades da região. O entorno é forrado por uma vegetação verde e exuberante. O estranhamento é algo que deve ser praticado pelo visitante que busca conhecer diferentes culturas e esse destino revela traços incomuns das condições de vida. Serra da Carnaíba é dividida em duas localidades: Carnaíba de Baixo e Carnaíba de Cima.

A separação leva em conta a situação do terreno. O astral da região é típico das áreas que exploram pedras preciosas: comércio improvisado, circulação intensa de pessoas, ruas estreitas. A paisagem é rural, montanhosa, com clima ameno, umidade elevada e garoa em boa parte do ano. Fazer trilhas pelas minas de exploração de esmeralda é a principal atração para o visitante, mas a recomendação é que seja sempre na companhia de guias e autorização prévia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!