quarta-feira, 29 de junho de 2016

Um churrasco perfeito - Das bebidas geladas ao ponto certo das carnes, são várias as dicas para garantir o sucesso



Tradição dos gaúchos, há tempos que churrasco já virou uma instituição nacional dos brasileiros. Todos os fins de semana milhares de famílias e grupos de amigos se juntam ao redor de uma churrasqueira, cada um do seu jeito, muitos deles de causar arrepios aos churrasqueiros gaúchos









Os novos tempos exigem novos e mais saudáveis hábitos, na escolha das carnes e dos acompanhamentos. Dentro dessa nova realidade, praticamente abolimos a famosa salada de maionese, calórica, fácil de estragar e de preparo mais demorado. O que não pode faltar: o velho e bom feijão tropeiro, uma farofa preparada com uma legítima farinha de copioba, o infalível arroz branco e, claro, a o a salada tipo “vinagrete”. Simples assim, para não dar trabalho e facilitar a vida de quem pilota a cozinha.

Dependendo do número de participantes, há a opção de uma salada de folhas verdes com tomatinhos cerejas, verduras refogadas e pãezinhos de alho que sempre fazem sucesso. Falamos dos acompanhamentos, mas vale ressaltar que um bom churrasco começa na véspera, com pelo menos 12h de antecedência.

Acendendo a churrasqueira

No meu caso, passei anos tentando acender a churrasqueira, utilizando copo descartável com álcool, jornais embebidos em óleo de cozinha... Era uma trabalheira dos pecados, fumaça e muita energia despendida. Até o dia em que vi na internet, um acendedor elétrico em forma de um garfo estilizado que, basta colocá-lo na churrasqueira, cobri-lo com carvão e ligar na tomada. Dentro de 5 minutos as brasas já estão prontas para uso. Basta retirá-lo, deixar esfriar e guardar para o próximo evento. Custo dessa maravilha? Cerca de R$ 70,00, com frete incluso.
Escolha das carnes


Para mensurar a quantidade de carnes que será servida, há que se levar a conta quantidade de pessoas. Nos casos em que o convite é apenas para o almoço, os especialistas consideraram a porção ideal de 300 gramas por convidado, mas se o churrasco começa por volta das 11 e se estende até as 16, 17 horas, pode turbinar para 500 gramas per capita, sem medo de errar. As carnes devem ser escolhidas para agradar o paladar de todos e, dessa forma, além da inigualável picanha, há as pessoas que não dispensam um suculento cupim, - bem gordo, de preferência, - outros adoram um frango bem dourado e, se você estiver no Nordeste, jamais dispense um bom corte traseiro de carneiro.

O mercado já disponibiliza outras opções de toscana para sair do binômio mista ou frango, como a linguiça ao molho de ervas finas ou apimentada, sem contar os cortes importados dos vizinhos Argentina e Uruguai. Também é muito importante comprar gelo suficiente para não faltar, 2 kg de sal grosso e 20 kg de carvão.

No dia do evento
Para gelar rapidamente as bebidas - churrasco perfeito não combina com bebidas “meio geladas”, - uma dica conhecida mas ainda eficaz, é colocar as latinhas ou garrafas em um recipiente (balde, bacia, tanque) e cobri-las com o gelo. Daí, é adicionar cerca de 100 ml de álcool e sal refinado junto com o gelo. Entre 5 e 10 minutos, as bebidas já estarão geladíssimas, no ponto para fazer sucesso com os amigos.

Cronograma

Se no cardápio tiver a famosa costela, precisa começar a assar 4 ou 5 horas antes e colocá-la em um espeto no alto da grelha. Nas churrascarias de beira de estrada, o usual é servir o frango e a linguiça como entrada, mas em sua casa você pode perfeitamente inovar e já começar com lâminas de picanha ao ponto, acompanhadas de pão de alho. Fazem o maior sucesso. Não esquecer também do gosto variado dos seus convivas: uns preferem a carne bem passada, outros ao ponto e alguns outros com “o boi ainda berrando”. Gosto... cada um tem o seu!


E tem sobremesa de churrasco? Claro que tem: um abacaxi salpicado com canela é por demais apreciado no fim de um bom churrasco Escolha os frutos maduros para que ele não tenha tanta acidez na hora de servir.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!