quarta-feira, 29 de junho de 2016

QUER TER UMA DAS MELHORES VISTAS DE ROMA? VISITE A CÚPULA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO

Considerada uma das maravilhas da arquitetura Ocidental, a cúpula do Vaticano é vista de quase toda a cidade de Roma. Com seus imponentes 132 m de altura, o equivalente a um prédio de 44 andares, atrai visitantes do mundo inteiro. Possui uma vista 360° de toda a cidade de Roma, um verdadeiro espetáculo!

A Basílica de São Pedro é a maior igreja do cristianismo no mundo, de fato, há dimensões imensas: 186 metros de comprimento, a nave central mede 46 metros, a cúpula principal tem 136 metros de altura com um diâmetro de 42.

A enorme fachada tem 114 metros de largura e 47 de altura, e todo o interior há uma área de 22.000 metros quadrados e pode conter vinte mil pessoas. Possui 45 altares, 11 capelas e algumas das mais importantes obras de arte do mundo.

Sem querer ter a pretensão de mergulhar na história dessa joia da arquitetura mundial, vejamos um resumo sobre sua construção, acesso e singularidades.

551 degraus


Chegar até o topo da cúpula não é muito simples, nem recomendado a todos. São nada menos que 551 degraus, do chão até o topo da cúpula. Para quem não quer encarar todo esse percurso em escada, ou tem alguma limitação, dá para pegar o elevador e economizar 231 degraus. Faltarão “apenas” 320... Os que optam pelo elevador entendem que são os 7 euros mais bem gastos de toda a viagem, ressaltando ainda que são 5 euros para subir tudo pela escada.

A primeira etapa é tranquila, apesar da fila e do tamanho pequeno do elevador, desfruta-se de uma vista legal do Vaticano e é possível adentrar a cúpula e ver as pessoas visitando a basílica lá embaixo. O mais impressionante é que os desenhos que mal eram vistos lá de baixo, se tornam enormes mosaicos com mais de 3 metros de altura.

Para muitos, o passeio já vale a pena até ali. Pessoas cardíacas, claustrofóbicas e com problemas para subir escadas, recomenda-se que parem nesta parte da visita e retornem, pois daí pra frente é bem puxado e não tem como desistir. Como os corredores das escadas são muito estreitos, é preciso terminar todo o trajeto. A descida é apenas pela outra escada, que se inicia no topo da cúpula.

Vista é 360°


Lá de cima, a vista é de 360°. Dá para circular em volta de toda a cúpula. Dá para fotografar todo o Vaticano, a Praça de São Pedro, o Castelo Sant’Angelo… Até mesmo o Coliseu e o monumento a Vítor Emanuel II (Vittoriano)!

Na descida, o ritmo é o mesmo da subida, com a diferença que pra descer o esforço é menor. Saindo da cúpula, a opção é parar no café em cima da basílica e tomar pelo menos um sorvete enquanto descansa e compra algum souvenir.

Para descer, há novamente um elevador que te deixa dentro da basílica, próximo ao museu do tesouro. Para encerrar a visita, é possível lembrar dos tempos em whats app, comprar um cartão postal e enviar para os amigos e familiares do serviço de correio do Vaticano.
Informações úteis:
Cúpula do Vaticano – Endereço: Piazza San Pietro, 00120 Città del Vaticano, Vaticano

Preço: Acesso exclusivo por escadas (551 degraus): 5 euros.

           Elevador + escadas (320 degraus): 7 euros.

Funcionamento: Aberto nos mesmos dias e horários da Basílica de São Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!