quarta-feira, 8 de junho de 2016

Dia dos Namorados - História e Origem da data que celebra o Dia de São Valentim



Qual a origem do dia dos namorados, qual o significado? São várias as explicações sobre a história e as tradições sobre essa data comemorativa onde o amor e o relacionamento a dois são o maior presente

O12 de junho está próximo. Dia das floriculturas duplicarem os preços dos buques de rosas, de restaurantes lotados, - não esqueçamos que, em 2016, vai cair em um domingo, - e dos casais ratificarem as juras de amor eterno. Mas qual o verdadeiro significado do dia 12 de junho? Segundo a versão mais conhecida, a comemoração teria se originado na Roma antiga, no século III.

Segundo essa versão, o padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, por acreditar que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão

Em uma segunda explicação, afirma-se que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valantine´s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.

Brasil – Motivação comercial

No Brasil, é comemorado em 12 de junho a partir de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes.

Como junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro como o Dia dos Namorados.

A ideia inicial pode ter sido um tanto quanto interesseira, afinal, escolheram o mês de junho por ser um mês fraco de vendas, no entanto seja qual quer que seja a data que se comemora um namoro, uma paixão, um relacionamento a dois, o importante é o amor e o carinho que são demonstrados, compartilhados e vivenciados por um casal.

Em resumo: não importa as explicações sobre a origem e os motivos que levaram à escolha do dia 12 de junho no Brasil, mas sim o sentimento que une os casais. Que nesse DIA DOS NAMORADOS reine sempre o amor, o carinho e, acima de tudo, o respeito entre os eternos namorados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!