terça-feira, 3 de maio de 2016

Uma visita especial para Brasília: Tocha Olímpica inicia hoje peregrinação pelo país



Iniciando a caminhada por Grécia e Suíça, a chama que mantém aceso o sonho do Barão de Coubertin pouco mais de uma centena de quilômetros na capital federal, para seguir um tour por mais de 300 cidades do território nacional

Desembarcando por volta das 06:30 h em Brasília, o símbolo foi conduzido até o Palácio do Planalto, onde foi iniciado o revezamento. A chama desceu a rampa do palácio carregada pela primeira condutora — a bicampeã olímpica (Pequim 2008 e Londres 2012) e capitã da seleção brasileira de voleibol, Fabiana Claudino —, após cerimônia com a presidenta Dilma Rousseff.

Saindo do DF, o fogo olímpico seguirá pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. De acordo com o Comitê Organizador Rio 2016, 12 mil pessoas participarão do revezamento da tocha por todo o país, em percursos de cerca de 200 metros. No total, a tocha será recebida em 300 cidades brasileiras – 83 delas apresentadas hoje –, mas o comboio poderá ser visto passando por outros 200 municípios.

Era moderna: 1928


A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas, que marca o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. A Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então. O percurso da Tocha Olímpica foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936.

Atualmente, a Tocha Olímpica é acessa vários meses antes da Olimpíada no local dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em Olímpia na Grécia. Onze mulheres, representando o papel de sacerdotisas, realizam uma cerimônia na qual a Tocha Olímpica é acesa pela luz do sol com seus raios concentrados por um espelho parabólico.

O revezamento da Tocha Olímpica termina um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A última pessoa a levar a tocha é tradicionalmente mantida em segredo até o último momento e geralmente é uma celebridade esportiva do país anfitrião. Ela corre até a pira, geralmente colocada no topo de uma grande escadaria, e então a acende com o Fogo Olímpico. Depois disso, o Fogo Olímpico queima na pira até ser apagado na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.

Tocha Olímpica nos Jogos Olímpicos da Antiguidade


Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade o fogo tinha significado divino, pensava-se que ele tinha sido roubado dos deuses por Prometeus. Desta forma, o fogo também estava presente em muitos santuários em Olímpia. O fogo era constantemente queimado no altar de Hestia em Olímpia. Durante os Jogos Olímpicos da Antiguidade, que honravam Zeus, fogos adicionais eram acesos no seu templo e no de sua mulher Hera. A Tocha Olímpica moderna é acessa onde costumava ficar o templo de Hera.

A prática moderna de mover a Tocha Olímpica através de um sistema de revezamento desde Olímpia até o local da Olimpíada começou nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936. Embora a maior parte do tempo a Tocha Olímpica esteja sendo levada por alguém correndo, ela tem sido transportada de várias formas. A Tocha Olímpica foi transportada de barco em 1948 para cruzar o Canal da Macha, e foi levada de avião pela primeira vez em 1952 quando foi para Helsinque. Acender a pira olímpica depois do revezamento da tocha tem sido um dos eventos mais emocionantes dos Jogos Olímpicos.

Farsa espanhola


A cada edição tenta-se acender a pira olímpica de maneiras mais belas e originais. Na cerimônia de abertura da Olimpíada de 1992 em Barcelona, os espanhóis resolveram inovar ao acender a pira olímpica, fazendo isso com um arqueiro disparando flecha com o Fogo Olímpico que deveria cair na Pira e acendê-la. O arqueiro atirou a flecha e então a pira olímpica acendeu! Tudo certo, incrível! Ou não? A filmagem de um cinegrafista amador mostrou a farsa ao revelar que o arqueiro disparou a flecha por cima da pira, a qual foi acesa por dispositivo automático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!