terça-feira, 17 de maio de 2016

14ª Semana Nacional de Museus tem programação nas instituições de todo o país


Com a participação de mais de 1,2 mil museus e cerca de 3,7 mil atividades em todo o país, a 14ª Semana Nacional de Museus começou na segunda-feira (16), com o tema ‘Museus e paisagens culturais’

Museus e Paisagens Culturais é o tema da 14ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá entre os dias 16 e 22 de maio de 2016. As inscrições para os museus interessados em participar da temporada de eventos vão até 26 de fevereiro de 2016.

O tema foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, para as comemorações do Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio, e a 29ª Conferência Geral do ICOM, a ser realizada em Milão no próximo ano. Conheça o ICOM.

Para nortear os museus, o Ibram em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, construíram um texto sobre o tema.

14ª Semana Nacional de Museus - Bahia


Na sua 14ª edição, o Museu Geológico da Bahia (MGB) - vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) - foi escolhido para abrigar o evento no Estado. A Semana é realizada em homenagem ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em todo o mundo na próxima quarta (18).

O tema da 14ª Semana Nacional de Museus foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e será o mesmo da 24ª Conferência Geral do Icom, a ser realizada de 3 a 9 de julho, em Milão, na Itália. Para ilustrar o tema, o Ibram escolheu a obra ‘Pipas’, do artista plástico brasileiro Cândido Portinari.

Aberto ao público


Além das palestras, o público também pode visitar as áreas temáticas do MGB, entre elas o Universo/Sistema Solar e Meteoritos. O museu possui um dos maiores acervos da Bahia, composto de rochas, minerais, pedras preciosas e fósseis com mais de 20 mil peças, proporcionando aos visitantes uma viagem no tempo geológico.

O MGB dispõe ainda de um auditório/cinema, onde serão proferidas as palestras, com 125 lugares e um aconchegante café. Inaugurado em 4 de março de 1975, o Museu Geológico da Bahia está localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, e é um centro de pesquisa, divulgação e preservação do patrimônio geológico do estado, que desenvolve projetos de cunho científico, educativo e cultural.

Programação:

Terça-feira (17), às 13h – Exposição 'Imagens Cósmicas'

Quarta-feira (18), às 15h30 – Palestra ‘O Homem e o Universo: um olhar através do Tempo’, com Arno Brichta, professor do Instituto de Geociências da Ufba.

Quinta-feira (19), às 15h30 – ‘Geoparque de Morro do Chapéu (Bahia) – Proposta’, apresentado por Antonio José Dourado Rocha, geólogo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

- ‘Patrimônio Arqueológico de Morro do Chapéu - Pinturas Rupestres’, apresentado por Carlos Etchevarne, professor da Ufba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!