terça-feira, 26 de abril de 2016

'Túnica de Cristo', que teria sido usada no caminho para a cruz é exibida e atrai mais de 200 mil pessoas na França





O sucesso foi maior do que o esperado. Os organizadores da exibição excepcional da ‘túnica de Cristo’, encerrada no último dia10, na basílica de Argenteuil, periferia de Paris, esperavam um público de 150 mil visitantes durante as três semanas da mostra
Mas mais de 200 mil peregrinos foram admirar a relíquia, uma das mais importantes do catolicismo.A Santa Túnica, como é chamada, acabou de ser restaurada e foi exibida desde 25 de março em uma vitrine, colocada no altar da igreja. A peça, um presente do rei francês Carlos Magno, pertence à basílica de Argenteuil e só é exibida a cada 50 anos. 

A última exibição foi em 1984, mas a Igreja decidiu antecipar o evento devido às comemorações dos 150 anos da basílica de Argenteuil.Neste último dia da exibição, os fiéis tinham que esperar mais de 2h30 na fila para admirar a túnica que teria sido usada por Jesus Cristo no caminho da cruz. A roupa é considerada uma das três grandes relíquias da Paixão, ao lado do sudário de Oviedo e do lençol.

“Estamos super felizes com a grande frequentação”, afirmou o reitor da basílica Guy-Emmanuel Cariot. Ele informou ainda que mais de 11 mil pessoas se confessaram nos primeiros 17 dias da mostra. Em entrevista à RFI, o religioso avalia que, neste contexto de violência, a fé dos católicos se fortaleceu. “Temos vontade de encontrar algo que reafirme nossa humanidade, que faça novamente o elo entre os homens”, interpreta o padre.

Segurança reforçada

No adro da basílica de Argenteuil, mais de 100 policiais foram mobilizados para garantir a segurança dos fiéis. O dispositivo foi reforçado depois dos ataques terroristas de Bruxelas, em 22 de março.

Na cidade da periferia oeste Paris, foi preso no final de março um suspeito terrorista de preparar um atentado na França. Na casa de Reda Kriket, francês de origem argelina, os policiais encontraram explosivos e armas.

Fonte: RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!