sábado, 23 de abril de 2016

O mês de abril é dedicado às comemorações ligadas à literatura: Dia Internacional da Literatura Infantil, Dia Nacional da Leitura e Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

 

Mais importante do que incentivar a leitura, é garantir que ela seja um passatempo prazeroso para as crianças e adolescentes. Levando em conta essa faixa etária tão importante de leitores, Abril é reconhecido como o mês dedicado às celebrações ligadas à literatura

12 de outubro: DIA NACIONAL DA LEITURA
“Todo dia é dia de mergulhar, de se aventurar, de se divertir, de se emocionar, de sorrir, de descobrir e de compartilhar. Resumindo: TODO DIA É DIA DE LER”. Este é o tema para o segundo ano da campanha Dia Nacional da Leitura, que acontece todo dia 12 de outubro.

Iniciada em 2009, o objetivo é sensibilizar a sociedade para oferecer leitura para as crianças desde a primeira infância e divulgar a prática em vários lugares. Para quem compartilha a ideia, a leitura é essencial para compreender, criar senso crítico e melhorar a qualidade de vida.

O Instituto Ecofuturo foi o idealizador da campanha, que hoje conta com diversas organizações participantes e mantém projetos no campo da leitura para milhares de crianças.

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
No Dia Mundial do Livro também é celebrado o dia dos Direitos de Autor. A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou a data do "Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor" para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e a conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos.

Uma tradição catalã ligada aos livros já existia no dia 23 de abril, e parece ter influenciado a escolha da Unesco. Na tradição catalã, no dia de São Jorge (23 de abril), é costume dar uma rosa para quem comprar um livro. Trocar flores por livros já se tornou tradição em outros países também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!