segunda-feira, 11 de abril de 2016

COMO UM FUTURO DO PRETÉRITO, IMAGENS MOSTRAM COMO SE IMAGINAVA OS DIAS ATUAIS EM 1900

Alguns cartões postais nos mostram a forma como, em 1900, as pessoas imaginavam o distante ano 2000 e, o exame das imagens mostram que, mais do que um passeio pelo futuro 

Com um que de nostalgia, eles são um retrato, cheio de esperanças, da própria época em que viviam: a Revolução Industrial, seu aparato técnico, a vida urbana e as inúmeras possibilidades de futuro

Em todas as épocas, imaginar como será o futuro é um exercício recorrente, constante no pensamento de artistas, escritores, cineastas e cientistas e também dos mortais comuns. Porém, como as pessoas que viviam no início do século passado imaginavam que seriam os dias atuais? Será que eles acertaram em suas previsões?

Para se entender a visão de futuro ilustrada nestes cartões postais, é preciso voltar ao passado. A passagem do século XVIII para o XIX se dá sob o signo mágico da Revolução Industrial. A relação das pessoas com a produção de bens se modificou. 

Se antes o artesão colhia a matéria-prima, desenvolvia o produto, comercializava e obtinha algum lucro, após a Revolução Industrial isso já não existia: todos passaram a ser consumidores. O trabalho passou de uma ferramenta para a sobrevivência física a uma ferramenta para a existência plena.

O artista francês Villemard publicou em 1910 uma série de desenhos que mostrava como seria o mundo no ano 2000. O desejo de voar, algo ainda novo, está presente na maioria das imagens. Vale a pena colocar-se no papel do pintor e, sob seu prisma, imaginar como seria a vida dos nossos dias.

1900, 2000, futuro, passado, tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!