Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

sexta-feira, 25 de março de 2016

Festa dos 'karetas' é realizada há 126 anos e é a atração maior de Jardim CE



Tradição é revivida a cada ano no município durante a Semana Santa.
Homens saem pelas ruas vestidos de roupas exóticas e máscaras que, ao final, são expostas no Memorial dos Karetas, instalado no Museu Histórico Municipal 


Máscaras, chocalhos, tambores e outros instrumentos musicais invadem as ruas de Jardim, na região do Cariri (a 540 quilômetros de Fortaleza), durante a Semana Santa e mantêm uma tradição de pelo menos dois séculos. 
A festa dos Karetas de Jardim deve reunir cerca de 500 mascarados entre esta Quinta-Feira da Paixão e o Domingo de Páscoa.Uma tradição de mais de cem anos continua presente na vida dos moradores do município de Jardim, no extremo sul do Ceará. Quando chega a Semana Santa, há 126 anos, é realizada a festa dos “karetas”. Homens de todas as idades aparecem vestidos de roupas exóticas e máscaras e fazem passeatas pelas ruas da cidade.

O costume de cobrir o rosto com máscaras na Semana Santa deriva da prática dos agricultores de celebrar o início da colheita. Segundo o artista plástico Luiz Lemos, organizador da festa dos Karetas, a manifestação começou no século XIX.
De acordo com Luiz Lemos, era um movimento puramente rural, quando os agricultores colocavam o espantalho do roçado na cela de um animal e saiam pelos vilarejos pedindo donativos para encerrar o festejo, com toda comunidade reunida para comemorar a colheita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!