Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Sem produtos que possam interessar ao resto do mundo, as estátuas gigantes se tornaram o maior produto de exportação da Coreia do Norte



A Coreia Norte, um dos países mais fechados do mundo, conhecido por denúncias de violações de direitos humanos, pelo regime do jovem Kim Jon-un e supostos testes de bombas de hidrogênio, tem um produto de exportação surpreendente: arte em escala monumental

Entre estas obras podem estar gigantescas estátuas de bronze, murais, mosaicos com pó de pedras semipreciosas ou tapeçarias. O grande produtor destas peças é o estúdio Mansudae.

Fundado em 1959, o local se transformou no fornecedor de algumas das obras mais importantes da propaganda do regime norte-coreano: as enormes estátuas de bronze do "pai do país", Kim Il sung, e os murais e cartazes que fazem parte da decoração dos desfiles militares. Um total de 4 mil artesãos trabalham no estúdio.

Apesar de o último trabalho do Mansudae ter sido para a família italiana Benetton, famosa na indústria da moda, a maioria dos pedidos que chegam ao estúdio vem da África.

Recorde na China
Estátua do ditador chinês Mao Tsé-tung: 36 metros de horror

Mas já que estamos falando de estátuas gigantes, a China resolveu entrar na briga e está construindo a maior estátua de ditador do planeta. São incríveis 36 metros do mais genuíno mau gosto estético: um enorme Mao Tsé-tung dourado sentado sobre uma estrutura, em uma pose fazendo sabe-se lá o que.

A ode ao mais fino brega está sendo construída em um parque próximo da cidade de Kaifeng, na província de Henan, no centro-leste da China. O monumento custou mais de 1,8 milhões de reais e, triste ironia, a província de Henan foi justamente uma das mais afetadas pelas políticas maoístas que, entre 1949 e 1975, mataram mais de 50 milhões de pessoas de fome, nas cadeias e campos de trabalho forçado.

Ainda não há confirmação oficial, mas acredita-se que o "Mao sentado" seja a maior estátua de um ditador do mundo. Seus pavorosos 36 metros superam os 22 metros da sinistra figura de Kim Jong-il que assombra Pyongyang, na Coreia do Norte, e os 12 metros da estátua do ditador turcomeno Saparmurat Niyazov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!