Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Lygia Fagundes Telles é o nome brasileiro para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura



O prêmio Nobel de Literatura pode ser ganho por uma brasileira. A escritora Lygia Fagundes Telles, de 92 anos, autora de As Meninas e As Horas Nuas, ganhou por unanimidade na UBE (União Brasileira de Escritores) a indicação ao prêmio 
Ter um Nobel de Literatura nacional sempre foi um sonho dos brasileiros e durante décadas, nossas esperanças recaíram em nomes como Carlos Drumond de Andrade, Clarice Lispector, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto e, diante do grande sucesso de vendas no mercado internacional, o alquimista Paulo Coelho.

O nome da vez escolhido pela União Brasileira de Escritores (UBE) é o da escritora Lygia Fagundes Telles para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura. A indicação, por unanimidade, foi enviada para a Academia Sueca.

Paulistana, a autora tem obras traduzidas para o alemão, espanhol, francês e inglês; italiano, polonês, sueco e tcheco, além de adaptações de suas obras para o cinema, teatro e televisão. Recebeu prêmios como Camões (2005) e Jabuti (1966 e 1974).

Histórico do prêmio

O Nobel de Literatura é o maior prêmio literário concedido desde 1901. É atribuído a um autor de qualquer nacionalidade que tenha uma produção de destaque no campo literário. A produção inclui a obra inteira desse escritor, seus principais livros, sua mentalidade, seu estilo e suas filosofias, não distinguindo uma obra em particular.

A Academia Sueca é quem escolhe o escritor. O anúncio é feito em outubro. Em 2015, a escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich, 67 anos, foi a 14ª mulher escolhida pela Academia Sueca.

Confira os ganhadores do século XXI:

2014 - Patrick Modiano

2013 - Alice Munro

2012 - Mo Yan

2011 - Tomas Transtromer

2010 - Mario Vargas Lllosa

2009 - Herta Muller

2008 - Jean-Marie Gustave Le Clézio

2007 - Doris Lessing

2006 - Orhan Pamuk

2005 - Harold Pinter

2004 - Elfriede Jelinek

2003 - John M. Coetzee

2002 - Imre Kertész

2001 - V.S. Naipaul

2000 - Gao Xingjian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!