
Cada um dos estados brasileiros banhados pelo rio São Francisco visto pelo olhar de um diretor diferente: às margens do rio encontram a cultura, a vida e a luta pela sobrevivência das comunidades ribeirinhas do "Velho Chico"
Para cada um dos 5 estados banhados pelo Velho Chico, um olhar diferente, 5 abordagens bem particulares formam um caleidoscópio de pessoas e expressões culturais, e pretende mostrar que, assim como o Velho Nilo, o irmão africano e o Ganges, na Índia, o leito do São Francisco é um fato cultural que determinou a vida e os costumes de sua gente.
A rica e irregular geografia de seu longo percurso é marcada por cantigas, brincadeiras, danças, contos, causos, tradições africanas, indígenas e católicas, mitos e cirandas que se misturam com as embarcações que levam e trazem a história de 16 milhões de brasileiros.
"Cinco vezes Chico" nasce do desejo de preservar a memória sobre este importante rio e sua gente através de diferentes, e por que não dizer, complementares, olhares sobre este verdadeiro fato cultural que é o Velho Chico.
Cícero Cangaceiro
Vale ressaltar ainda a participação de um figurante mais que especial, o guia de turismo que atua no Eco Parque de Angicos, Cícero Cangaceiro. Paramentado de cangaceiro, Cícero atende aos visitantes do Eco Parque, conduzindo-os à Grota de Angicos, local onde Lampião, Maria Bonita e mais nove integrantes do grupo foram abatidos pelas volantes, no município de Poço Redondo SE. Cícero narra com grande conhecimento dos fatos, todo o enredo que culminou com a emboscada ao bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.
Equipe Técnica:
Direção: Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein, Eduardo Nunes; Produção Executiva: Izabella Faya; Direção de Produção: Fernanda Reznik; Fotografia e Câmera: Heloisa Passos Montagem: Flávio Zettel Pesquisa e Assistência de Direção: Valéria Burke.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!