Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Série 'Guerra e paz' da BBC é sucesso de publico mas sofre restrições na Rússia





Com custo de 2,72 milhões de euros por episódio e público estimado em seis milhões de espectadores série “Guerra e paz” chega a Portugal fazendo com que seja o primeiro país estrangeiro a exibi-la


Qualquer coisa como 2,72 milhões de euros por episódio. Os valores que envolvem a produção de Guerra e Paz, adaptação pela BBC do romance homônimo de Leon Tolstói, são extraordinários para uma produção europeia. 
Esta minissérie, cujas emissões arrancaram no dia 3 no Reino Unido - tendo sido acompanhada por seis milhões de espectadores.O programa já foi vendido para vários países europeus, assim como a Austrália, Israel e Estados Unidos, segundo a BBC.
Para contar a história de cinco famílias da aristocracia russa - com destaque para três delas - durante a época napoleónica, mais precisamente durante a invasão da Rússia pelas tropas de Napoleão, Andrew Davies - que revelou em entrevista à BBC nunca ter lido a obra até lhe ter sido sugerido este projeto - adiantou que não se sentiu nunca "apavorado" por ter de passar a formato de minissérie aquela que é uma das mais volumosas da história da literatura.

Vale registrar que a série na qual Antony Hopkins deu vida em 1972 é a mais conhecida adaptação do romance publicado entre 1865 e 1869 numa revista.

Repercussão na Rússia

Apesar do sucesso, a série não foi bem recebida na Rússia e vários jornais criticaram a nova adaptação para televisão da BBC da obra de Tolstói "Guerra e paz", porque inclui um incesto que não aparece no romance e por conter muitas cenas de sexo, também incoerente com a narrativa de um dos mais laureados romances da literatura mundial.

Segundo o site Fontanka.ru, a adaptação e suas inúmeras cenas de sexo são apenas "um clássico literário com decotes". Um dos principais personagens femininos, a princesa Helene Kuragin usa à mesa um vestido tão apertado que parece que seus peitos "estão prestes a cair no prato", ironiza o site, com sede em São Petersburgo, cidade onde foram rodadas partes da série.

Também chamou atenção na Rússia uma cena de amor em cima da mesa e outra de incesto entre Helene Kuragin e seu irmão Anatol, que não é citada na obra de Tolstói.

Depois da estreia em Inglaterra e em Portugal, a minissérie ruma aos EUA para ser vista, simultaneamente, nos canais A&E, Lifetime e História (a partir de dia 18), e ainda à Austrália, Suécia, Dinamarca, Grécia, Luxemburgo e Israel, entre outros países. A série não será exibida na Rússia, mas pode ser vista na web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!