Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O mistério das Matrioshka, as bonecas russas, também conhecidas como Bonecas da Sorte



Há várias opiniões sobre as bonecas russas. De engraçadas a enigmáticas, de misteriosas a rechonchudas, mas o fato é que o seu ar tosco e artesanal traz-lhes um encanto especial. Há muitas e diferentes, cheias de côr e sempre com um sorriso

Atravessaram a Rússia e tornaram-se um ícone em todo o mundo. Mas as bonecas russas são bastante mais que isso. Têm mais mistérios e significados para além do seu corpo redondo de madeira, no qual cabe sempre mais uma.

Originalmente, as bonecas são compostas de sete réplicas cada vez menores que representam os Sete Deuses da Fortuna. Simbolizam a Família e a Fertilidade e diz a tradição que têm a capacidade de realizar os nossos desejos. São por isso conhecidas também como Bonecas da Sorte.

Lendas à parte, acredita-se que o significado destas bonecas se prende com a natureza humana. Ninguém tem apenas uma face. Temos muitas, tantas que nos estamos sempre a descobrir! Uma música nova, uma paisagem nova, uma pessoa nova e redescobrimo-nos outra vez. Somos assim. Como cada boneca, cada vez menor, a mais no interior de nós.

Historia

Diz a lenda que uma vez, um artesão russo que esculpia bonecas em pedaços de madeira, acabou criando um exemplar delas muito bonito. Não teve coragem de vendê-la e então, no final do dia, levou-a para sua casa e a colocou no criado mudo em seu quarto.

Todas as noites, antes de se deitar, perguntava a Matrioshka (como resolveu chamá-la) se ela estava feliz. E ela respondia sempre que sim. Em uma dessas noites, após fazer a mesma pergunta, Matrioshka respondeu a seu artesão que não estava mais contente. E que para voltar a ser feliz, ela queria um bebê, uma filha.

No dia seguinte, assim que acordou, o artesão foi esculpir uma filha para Matrioshka. Quando chegou em casa, cerrou a Matrioshka ao meio e colocou Trioshka, como resolveu chamar a nova boneca, dentro dela.

Na noite seguinte, foi Trioshka que se manifestou, respondendo a pergunta de seu artesão e dizendo que ela também precisava de uma filha para ficar feliz. Mas uma vez o artesão esculpiu outra boneca, Oshka, e a colocou dentro de Trioshka.

Quando o artesão achou que tudo estava resolvido, Oshka, na noite seguinte pediu uma filha também. E lá vai nosso artesão fazer outra boneca para Oshka. Mas na noite seguinte, antes de colocar a nova boneca dentro de Oshka, o artesão teve uma ideia.

Para evitar que a nova boneca pedisse mais filhas e aquilo tudo não acabasse mais, antes de colocá-la dentro de Oscha, deu-lhe um par de bigodes e transformou-o em um boneco. E assim Ka, como foi batizado, acabou com a linhagem de Matrioshka.

Esse brinquedo típico da Rússia pode ser feito de diversos materiais, mas sua característica principal é o encaixe das bonecas ou bonecos um dentro do outro. O que realmente impressiona é a riqueza de detalhes com os quais são confeccionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!