Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Apesar de monstros sagrados como Morgan Freeman e Denzel Washington, menos de 1% das premiações do Oscar foram para atores negros





O recente protesto contra a ausência de indicações a atores negros reflete uma desigualdade histórica: em 87 anos da premiação do Oscar, foram entregues 3.072 estatuetas. Dessas, apenas 30 foram para negros --menos de 1%
 

Na cerimônia deste ano, a chance de um negro levar o troféu está nas mãos dos músicos The Weekend e Jason "DaHeala" Quenneville, que concorrem com a canção "Earned It", de "Cinquenta Tons de Cinza". As indicações, claro, dependem do interesse dos votantes, e o perfil da esmagadora maioria é homem, branco e com mais de 60 anos. Daqui para frente, isso deve mudar. Cheryl Boone Isaacs, a presidente da Academia, pretende dobrar até 2020 o número de minorias entre os votantes.

Ainda repercutindo o baixíssimo percentual de menos de 1% de premiação do Oscar, listamos abaixo a ótima safra atores negros no cinema norte americano, mesmo que muitos deles não consigam o status dos grandes astros. Mas se pensarmos em nossos grandes filmes já vistos, podemos ter a certeza que aparecem muitos atores negros, com atuações maravilhosas e que só têm a orgulhar toda a sua raça. 
Vamos a eles:

Will Smith



O ex-desengonçado que fazia um rap bem mais ou menos no seriado “Um Maluco no Pedaço” se transformou num respeitado ator. Suas interpretações em filmes como Ali e À Procura da Felicidade, além de outros filmes marcantes como MIB – Os Homens de Preto, Hitch – Conselheiro Amoroso, Eu Sou a Lenda e Hancock, o colocaram no patamar dos grandes.

Forest Whitaker



O ator chegou ao ápice da carreira, em uma bela atuação (que valeu uma indicação ao Oscar de melhor ator), de O Último Rei da Escócia. Seu olho estilo Amaral (aquele ex-volante do Palmeiras, lembram?) também é marcante. Entre outros filmes podemos citar O Quarto do Pânico, Ponto de Vista e O Efeito da Fúria.

Denzel Washington



Se o filme tem ele no elenco, pode assistir pois não tem erro. Ele é, disparado, um dos melhores atores. Capaz de grandes interpretações nos mais diversos papéis. Já foi policial, vilão, bandido, mocinho, tetraplégico, galã… Tudo com a maior classe e firmeza. Vale a pena curtir Filadélfia, O Colecionador de Ossos, The Hurricane, Dia de Treinamento, Déjà Vu e O Livro de Eli.

Eddie Murphy




Há quem diga que o seu talento se limita ao viés de comediante, mas cada filme que Eddie Murphy estrela é sucesso! Quem não assistiu a saga “Um Tira da Pesada”. Ultimamente seus filmes tem sido de fracos a razoáveis, mas não podemos esquecer-nos de algumas pérolas como 48 horas, O Rapto do Menino Dourado, Um Príncipe em Nova York, O Professor Aloprado e Dr. Dolittle, além de ser a voz por trás do Burrinho do Shrek.

Jamie Foxx



Outro grande ator de muito talento que demorou a conquistar um maior espaço em Hollywood, mas ganhou reconhecimento interpretando “Ray Charles”. Tão boa, que lhe valeu o Oscar de melhor ator. Mas se quiser acompanhá-lo em outros filmes indicamos Colateral, O Solista, Código de Conduta, Idas e Vindas do Amor e Quero Matar Meu Chefe e o ótimo Django Livre.

Wesley Snipes



Primeiro ator negro a ficar famoso fazendo filmes de ação. Seu visual peculiar e sua cara de poucos amigos o ajudaram a estrelar muitos filmes de ação e comédia. Para quem gosta desse gênero citamos Passageiro 57, Homens Brancos Não Sabem Enterrar, O Demolidor, Assalto Sobre Trilhos, Por Uma Noite Apenas e a trilogia Blade.

Samuel L. Jackson



Uma fera! Um ator de grande talento. Versátil e de atuações firmes (como em Duro de matar 3 e Corpo fechado), contudo seu Jules Winnfield (Pulp Fiction) é sensacional e inesquecível! Um grande filme e uma grande interpretação. Outros bons filmes de Jackson são Tempo de Matar, O Beijo da Morte, Star Wars (Episódio 1,2,3), The Spirit, Jumper, Homem de Ferro e os Vingadores.

Laurence Fishburne



Teve a sorte de participar de um dos filmes mais inovadores do cinema mundial Matrix. Não bastante ganhou o papel de “chefe” da turma do CSI Las Vegas um dos programas mais assistidos no mundo. Muito talentoso, está a mais de 30 anos atuando no cinema e TV. Entre outras atuações citamos Sobre Meninos e Lobos, Quebrando a Banca, Predadores e Contágio.

Djimon Hounsou



Ex-modelo beniense, também dançarino, este ator teve seu primeiro destaque no filme de Steven Spielberg. Todos se lembram do africano escravizado Cinqué que lidera a revolta aos brancos no navio Amistad que dá nome ao filme. Desde então não parou ganhando destaque com Juba em Gladiador, Terra dos Sonhos, Diamante de Sangue, A Ilha, Heróis. Também já fez clips com Madonna e Janet Jackson. Hounsou marca sempre os filmes que participa com sua figura e atuação fortes.

Morgan Freeman



O melhor ator negro e um dos melhores atores de todas as raças, credos e nacionalidades. Capaz de emocionar só com um olhar. Sua interpretação em “Um Sonho de liberdade”, - para mim, o melhor filme que já vi, - foi marcante e, mais recentemente, suas dobradinhas com o diretor e parceiro Clint Eastwood tem sido marcantes. Morgan Freeman é o número 1! Além desses filmes citados lembramos também outros ótimos filmes como Meu Mestre-Minha Vida, Conduzindo Miss Daisy, Os Imperdoáveis, Seven – Os Sete Crimes Capitais, Impacto Profundo, Todo Poderoso (I e II), Menina de Ouro, Invictus e Batman (a última Trilogia).

E TEM MAIS

Vale mencionar ainda nomes como Sidney Poitier primeiro ator negro a fazer sucesso nos EUA, a Cuba Gooding Jr. um dos melhores da nova geração também e a outros caras muito bons como Marlon Wayans (As branquelas), Michael Clark Duncan (o eterno John Cofe de A Espera de um Milagre) e Danny Glover (parceiro de Mel Gibson em Máquina Mortífera) e que fez um coronel sanguinário em 'Atirador'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!