Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Absolutamente perturbador, filme 'Urutau' chama à atenção por expor vida em cativeiro



Fernando é um adolescente tímido, que há sete anos mora em um pequeno quarto na casa de Josias. Na manhã em que eles completam mais um ano juntos, uma tragédia obriga Fernando a lidar com uma nova realidade cruel e chocante

O título refere-se a um pássaro mítico cujo canto se assemelha a um soluço de dor. De novo, o espaço em conflito, mas agora é um cenário único, claustrofóbico - o porão em que um homem mais velho mantém em cativeiro um garoto. O filme abre-se com uma cena forte de sexo. O homem mais velho abusa do garoto. O filme reproduz a rotina do que deve ser a vida dos dois nos sete anos em que o menino, agora adolescente, está encerrado.

"Meu filme não se assemelha a nada do cinema brasileiro recente", advertiu o diretor. "E ele tem seu tempo." É um dos filmes mais terríveis do cinema mundial recente, não apenas brasileiro. Um dos filmes selecionados para o Oscar deste ano, O Quarto de Jack, é sobre um garoto que foi concebido e viveu até os 5 anos no local em que sua mãe é mantida pelo sequestrador que abusou dela. 


No filme de Hollywood, o garoto sai do isolamento. No brasileiro “Urutau”, há um twist (uma reviravolta), mas o isolamento... Espere por Urutau para ver. O filme é rigorosamente pensado e executado. Nada parece ser deixado ao azar. Tudo faz sentido e ele é muito bem filmado e interpretado. 

Um jogo de dominação - um poder patológico gera uma submissão patológica. Mas não é a maniqueísta saga de um monstro e sua vítima. O garoto subverte, por momentos, a estrutura de dominação. E o abusador é carente de afeto. "Diga que me ama", reclama o tempo todo.

FICHA TÉCNICA:

NOME ORIGINAL: Urutau

PAÍS DE ORIGEM: Brasil

ANO: 2015

DURAÇÃO: 70 minutos

GÊNERO: Drama

DIREÇÃO: Bernardo Cancella Nabuco

ROTEIRO: Bernado Cancella Nabuco, Leandro Bacellar

FOTOGRAFIA: Fernando March

MONTAGEM: Helena de Andrade, Felipe Kusnitzki

DIREÇÃO DE ARTE: Gabi Windmüller

PRODUÇÃO: Bruna Boyd

ELENCO: Nicolas Sambraz, Gerson Delliano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!