quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

O simbolismo do Natal |Todos os anos no mês de dezembro, o clima natalino se espalha por muitos países, em especial os de tradição Cristã



O Natal pode ser uma excelente ocasião para refletir e repensar atitudes, lembrando do grande homenageado e aniversariante da data, que é Jesus e seus exemplos transformadores que perduram por mais de dois milênios
Pensar sobre esses autênticos valores, ou seja, o significado espiritual do natal, não quer dizer deixar de comemorar com familiares e amigos ou presentear aqueles que amamos, apenas permitir o despertar para as virtudes que podem fazer diferença na vida de cada um de nós, como um ponto de luz no Planeta.

A lembrança dessa figura que marcou para sempre a história da humanidade, nos convida a buscar sentimentos positivos como: o amor, a gratidão, a caridade, a fraternidade, a amizade e a generosidade.

É tempo de deixar de olhar apenas para si mesmo, abrindo para que possamos oferecer aquilo que temos de melhor dentro de nós, colocando em prática os ensinamentos do Cristo.

Nesta data, nós que fazemos o Artecultural selecionamos o texto abaixo de Anderson Reis, para levar a todos vocês um tema para reflexão nesse aniversário do Nosso Senhor Jesus Cristo. Muita paz a todos!

Euriques Carneiro
                                                           -o-o-o-o-o-o-


Um Natal com significado

Hoje é 24 de dezembro, véspera de natal.
Creio que não exista um dia melhor para refletirmos sobre o verdadeiro significado dessa data já que com o passar dos anos sua razão de ser tem se perdido ao longo do caminho, principalmente no caminho que leva ao comércio e aos shoppings da vida. O natal se transformou na maior data comercial do ano, onde os comerciantes, e a mídia incentivam avidamente esse comportamento que se tornou cultural. Tudo isso construído atrás da figura bonachona do bom e velho Noel que divide com a árvore de natal o título de representante da festa.

Além disso, é lamentável perceber que a grande maioria das pessoas enxergam o natal como mais um feriado, como outro qualquer, o que para maioria dos brasileiros representa um pretexto para comer, beber e se divertir à vontade sem que exista sequer um segundo de reflexão.
Só conseguimos perceber o verdadeiro significado do Natal quando olhamos para a Bíblia. 

O evangelista João escreveu e sintetizou o que representa o nascimento de Jesus, isto é, o natal “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”, então entendemos que o natal é Deus se fazendo homem e pisando nosso chão, vendo nossos dramas, sentindo as nossas dores. Natal é Deus conosco, todos os dias, todas as horas e em todos os momentos. E o porquê disso tudo? Porque Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo. É Deus apaixonado, doente de amor dando o primeiro passo para atrair o homem para si através do seu próprio filho, sendo ele o elo entre o homem e Deus.

Natal é Deus interferindo e mudando a história, não apenas a história, história, mas a história de cada pessoa que um dia se encontrou com Jesus, porque é impossível que alguém que o encontre de verdade seja a mesma pessoa. Foi assim com os discípulos, foi assim com Nicodemos, foi assim com os reis-astrólogos que vieram do oriente.

Natal é o nascimento de Cristo, é a maior prova do amor de Deus. É Deus pagando o mal com o bem, é o criador oferecendo a outra face, é o Senhor andando a segunda milha, é o Soberano do universo se humilhando, é o Eterno que não desiste de amar. É Deus sendo bom em troca de nada.
Cristo é o convite de graça para todo pecador que deseja se aproximar de Deus a fim receber misericórdia.

Celebre o Natal.

Celebre o amor de Deus.

Celebre a Cristo.

Feliz Natal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!