quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Até o dia 29.12, programação cultural movimenta projeto Pelourinho Dia e Noite, na capital baiana



Durante todo este mês de dezembro e até fevereiro de 2016, os turistas que visitarem o Pelourinho vão se deparar com personagens vivos como Zumbi dos Palmares, Carmem Miranda e Dorival Caymmi que farão parte de um espetáculo aberto em forma de cortejo pelas ruas do Centro Histórico que é uma dos mais belos cartões postais da Bahia
A programação teve início na última quarta-feira (16), na Casa do Benin com o ensaio aberto da Orquestra Afrosinfônica, das 19h às 21h, com entrada gratuita. Na quinta-feira (17), das 19h às 21h, o grupo Nós, Por Acaso, traz música, teatro e poesia para as ruas, bares e restaurantes do local.O Pelourinho Dia e Noite apresenta, até o dia 29 deste mês, uma diversificada programação cultural, com muita música, teatro, poesia, exposição e concerto natalino. Os eventos têm apoio da Fundação Gregório de Matos.

Já na sexta-feira (18), das 18h às 19h, o grupo Latin Jazz Trio se apresenta no Cruzeiro de São Francisco. Sábado (19), das 19h às 20h30, o grupo Onírica traz novos arranjos de clássicos da MPB para as ruas do Pelourinho. No domingo (20), das 18h às 19h, Fred Menendez leva seu som para a Cruz do Pascoal.

Entrando no clima natalino, o Pelourinho Dia e Noite promove, dia 20, na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, das 11h às 12h, com entrada franca, “Récitas de Natal” com o Duo M&M, que apresenta canções, árias e duetos com enfoque nas composições tradicionais de tema natalino.

A programação infantil fica por conta do grupo Caravana de Arte, que se apresenta dia 20, às 16h, no Cruzeiro de São Francisco, sob o comando do humorista e cantor Paulo Almeida, filho do Palhaço Pinduca. O objetivo é passar mensagens de valores sociais e outros questionamentos com leveza e alegria.

Personagens vivos 


Durante todo este mês de dezembro e até fevereiro do próximo ano, os turistas que visitarem o Pelourinho vão se deparar com personagens vivos, num espetáculo aberto em forma de cortejo pelas ruas do Centro Histórico.

Assim, quando Zumbi dos Palmares, acompanhado de seus tambores, dá as boas-vindas aos turistas que chegam à Roma Negra, Salvador, dá-se início a um passeio inovador, irreverente, partindo da Praça Municipal, seguindo para a Praça da Cruz Caída, onde Carmem Miranda e Dorival Caymmi fazem uma pequena performance com a música “O que é que a baiana tem” e unem-se ao grupo.

Na Praça da Sé, Castro Alves ganha vida, declama um poema, adentrando o movimento e seguindo o caminho. No Terreiro de Jesus. Tieta dá o ar da sua graça, conta sua história e passa a integrar a turma, indo ao encontro de Raul Seixas em uma das ruas do Pelourinho. Cantando trechos de suas músicas, Raul conduz a comitiva até a bela Gabriela cor de cravo e canela.

Jorge, o Amado, em frente à sua casa – a Fundação Jorge Amado – é anunciado pelo cortejo, convida Dona Flor e seus dois maridos, onde seguem todos ao encontro de Michael Jackson na Ladeira do Pelourinho, ao som da percussão com músicas do Olodum.

Todos os personagens, juntos, encerram a ação em uma grande festa musical. É nesse clima de descontração, história, poesia, música e magia que, de dezembro até fevereiro, Salvador recebe os turistas que chegam dos cruzeiros. Para facilitar a compreensão, instruir e orientar os turistas, um guia estará à disposição, acompanhando todo o trajeto.



Referência: Bahia Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!