quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Sem muito o que comemorar, o Brasil celebra nesse 05 de novembro o “Dia Nacional da Cultura”



Nesta terça-feira (5), é comemorado o Dia Nacional da Cultura. A data foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579, e marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923)


Nesta data, quando se comemora o Dia Nacional da Cultura, um grande ponto de interrogação fica indelevelmente marcado na preservação e difusão dos costumes, das tradições e da cultura nacional. Qual o apoio que os abnegados que lidam com cultura nessa país recebem? Quantas portas se abrem cada vez que alguém busca apoio para projetos de cunho cultural?

Diante de um quadro onde, quase que diariamente vemos noticiários dando conta de nacos do patrimônio cultural nacional sendo vilipendiados, há mesmo o que se comemorar? É um prédio secular desmoronando, um forte com meio milênio de historia sendo invadido, documentos históricos sendo destruídos...

Aí, algumas empresas que lucram bilhões ao final de cada exercício, para poder inserir em seus demonstrativos contábeis um ‘balanço social’, escolhem um projeto que dê visibilidade na mídia e doa alguns milhares de reais, posando assim de empresa que apóia a cultura, mas a imensa maioria dos projetos ficam a ver navios e sem poder executar aquilo que se propõem.

O apoio vem de fora

Convenio na área do Patrimônio Cultural Comum entre o Brasil e os Países Baixos
A Embaixada do Reino dos Países Baixos em Brasília dispõe de um orçamento para apoiar iniciativas brasileiras na área do Patrimônio Cultural Comum entre o Brasil e os Países Baixos. Este orçamento tem como objetivo trabalhar em conjunto na conservação, uso, administração e visibilidade deste patrimônio partilhado. 

O programa visa a incentivar o intercâmbio nacional e internacional e a troca de conhecimento entre cientistas, historiadores, pessoas de arquivos, etc. sobre a presença neerlandesa no Brasil.

A cada ano, a Embaixada do Reino dos Países Baixos em Brasília convida organizações para apresentar projetos na área do Patrimônio Cultural Comum. O prazo de entrega para enviar propostas, dependente do ano, é no inicio do ano (fevereiro-março). As modalidades são divulgadas na parte “noticias” do website da embaixada.


Euriques Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!