sexta-feira, 27 de novembro de 2015

GOIANIA SEDIA O CENTRO CULTURAL OSCAR NIEMEYER, UMA JUSTA HOMENAGEM AO MAIOR NOME DA ARQUITETURA NACIONAL

Projetado pelo mais laureado arquiteto brasileiro, o CENTRO CULTURAL OSCAR NIEMEYER foi batizado com o nome do arquiteto e está localizado em Goiânia e é composto por quatro edifícios que abrigam a biblioteca, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Palácio da Música e o Monumento aos Direitos Humanos

Projetado por Oscar Niemeyer e batizado com o nome do arquiteto, o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), localizado em Goiânia, está edificado sobre uma esplanada de 26 mil metros quadrados. A construção é composta por quatro edifícios que abrigam a biblioteca, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Palácio da Música e o Monumento aos Direitos Humanos completando no total cerca de 17 mil metros quadrados de área construída. O complexo cultural conta com dois acessos pelas rodovias GO-020 e BR-153, 470 vagas de estacionamento, heliponto e linhas de transporte coletivo.

A Esplanada da Cultura, uma praça de 26 mil metros quadrados, que é destinada a realização de shows e eventos, homenageia o ex-presidente JK. O prédio da biblioteca é uma caixa de vidro fumê que se contrapões ao tom branco do MAC e do Palácio da Música e também ao vermelho vibrante do grande triângulo vermelho do Monumento aos Direitos Humanos. Este local com cerca de 700 metros quadrados abriga um auditório para 170 lugares, jardins de inverno e um salão para exposições.

Homenagem a escritores

O CCON homenageia também os escritores Bernardo Élis e J.J. Veiga e o historiador Paulo Bertran no prédio da biblioteca. Com cerca de 10 mil metros quadrados, a biblioteca possui três pavimentos sobre pilotis, com um auditório com 135 lugares e um terraço que abriga um restaurante com vista panorâmica. 

O prédio do MAC com cerca de quatro mil metros quadrados é composto por uma galeria de arte, área administrativa e pavimento para exposições. Fechando o conjunto, o Palácio da Música, que homenageia a pianista Belkiss Spenziere, é um edifício com traços bem característicos de Niemeyer, feito em concreto armado e formas curvas, conta com cerca de 7 mil metros quadrados onde está localizado um teatro para 1,5 mil lugares com fosso para orquestra, camarotes e bar.


Nascido no Rio de Janeiro, em 1907, Oscar Niemeyer tem sido o arquiteto brasileiro que acumula o maior número de prêmios internacionais, bem como exibe um conjunto de obras realizadas no Brasil e no exterior que o coloca como um dos expoentes da arquitetura universal. Formado em 1934 pela Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, consolidou seu prestígio internacional com a construção de Brasília, em 1960, com seus prédios marcados pelo arrojo estrutural e inovadores da estética arquitetônica.

Realiza obras no mundo inteiro, das quais se destacam o Edifício-sede da Editora Mondadori, na Itália; o Centro Cultural do Havre e sede do Partido Comunista Francês, na França; Universidade de Constantine, em Argel; e os planos da Cidade de Neveg, em Israel; Plano de Urbanização do Algarve, em Portugal; Centro Cívico e Administrativo de Argel; Centro Residencial de Estudantes em Oxford, Inglaterra, a sede do Jornal “L’Humanité”, na França; o Panteão da Liberdade, na Praça dos Três Poderes, em Brasília; o projeto para a Embaixada Brasileira em Cuba, o Memorial da América Latina, em São Paulo.


Serviço:

Localização: Goiânia-GO

Ano: 2006

Área: 26.000 m² total - 17.000 m² construída

Projeto de arquitetura: Oscar Niemeyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!