domingo, 25 de outubro de 2015

O movimento Slowfood concede prêmio a produtor de queijo de São Roque de Minas





O prêmio foi entregue durante a abertura em Bra (norte da Itália) de "Cheese", um encontro internacional dedicado ao queijo e ao leite no qual participam produtores de todo o mundo

Além do brasileiro, a espanhola María Jesús Jiménez Horwitz, presidente da Rede Espanhola de Laticínios de Campo e Artesãos, também foi agraciada com o mesmo prêmio.

Em sua quarta edição, a premiação reconhece pastores e queijeiros artesãos "que se distinguem pela paixão, dedicação e o compromisso na busca de qualidade, rejeitando as simplificações da modernidade e respeitando a naturalidade, a tradição e o gosto", segundo um comunicado do Slowfood.

Trata-se de "pequenos produtores que resistem, no entanto, às dificuldades, aos riscos e ao isolamento, mantendo vivos extraordinários patrimônios de destrezas, de paisagens e de relação com os animais".

Além do brasileiro e da espanhola, outros quatro produtores de queijo e criadores de cabras também ganharam o prêmio, que foi entregue por Carlo Petrini, fundador do Slowfood, movimento que agrupa mais de um milhão de pessoas no mundo e que atua em favor de uma comida boa, limpa e justa.

Tradição mineira

O queijo Canastra é produzido em sete cidades localizadas na região centro-oeste do estado de Minas Gerais, mas é em São Roque de Minas que estão concentrados o maior número de produtores. E grande parte da fama que o queijo Canastra orgulhosamente ostenta hoje só surgiu por causa de gente como o Seu Zé Mário, ganhador do prêmio de melhor queijo artesanal brasileiro por três anos consecutivos e o Joãozinho da Agro Serra, presidente da Associação dos Produtores de Queijo Canastra.

Dizem que lá eles vivem no ritmo da natureza e que tudo é feito respeitando o tempo das vacas, do leite e das chuvas. Que cada queijo, além de representar o trabalho de um produtor, representa também a história de sua família. E que muito mais do que produtores, eles são guardiões de toda uma cultura. Você um apreciador de queijos? Então você tem que ver isso com os próprios olhos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!