Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Mestre Valdeck de Garanhuns: uma vida dedicada à arte nas suas mais variadas formas



Na estrada há mais de três décadas, Mestre Valdeck é detentor de uma obra que é reconhecida nacional e internacionalmente, se destacando entre os melhores xilogravuristas do país e participando de importantes salões de arte seja em exposições coletivas ou individuais

No exterior expôs em Washington e Nova York, nos Estados Unidos; em Hameln e Erlagen, na Alemanha, e suas obras fazem parte do acervo do MuseunfürVölkerkunde em Frankfurt, na Alemanha.

Mestre Valdeck — Pintor, poeta, compositor, artista plástico, contador de histórias, xilogravurista e mestre do teatro mamulengo, com 35 anos de carreira, o artista usa o teatro de mamulengo como recurso educacional em escolas, empresas, entidades, ruas e praças, e utiliza a exposição de bonecos, xilogravuras e aula brincante para que a plateia tenha uma informação geral sobre esse ‘brinquedo do povo’, fomentando o gosto pela pesquisa e pelo estudo do nosso teatro popular de bonecos.

Grupo de Teatro de Mamulengo

A história do Grupo de teatro de mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns está intrinsecamente ligada à sua própria história, porque no Mamulengo, o mestre representa seu próprio teatro. Porém, para trabalhar, ele se junta com mais pessoas que o ajudam a realizar seu trabalho, formando assim seu grupo com os três músicos que acompanham os espetáculos, o ajudante que trabalha com ele dentro da barraca, sua figurinista e sua produtora.

Foi em 1975, quando ainda residia em Recife, que o pernambucano Valdeck de Garanhuns criou seu teatro de mamulengo, com o objetivo de educar, divertir e encantar as pessoas.

Em 1985 veio para São Paulo, onde reside atualmente, e, aqui, tem desenvolvido seu trabalho, se apresentando para as mais variadas plateias, nas mais conceituadas entidades e participando dos mais importantes projetos. O mestre Valdeck de Garanhuns completou em 2013, 61 anos de idade e 37 de teatro de mamulengo, tendo formado vários grupos e trabalhado com muita gente, inclusive fazendo discípulos. 

As pessoas que atualmente formam seu grupo, já estão com ele a mais de 15 anos. O grupo de teatro de mamulengo do mestre Valdeck de Garanhuns tem contribuído o quanto pode para a preservação da nossa cultura, divertindo e educando seu público através de seu alegre e majestoso trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!