Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A Companhia Baiana de Patifaria comemora os 28 anos da estréia da peça ABAFABANCA um dos sucessos do grupo teatral baiano



A Bahia e as suas peculiaridades: aqui, ABAFABANCA, além de gelo com sabor de frutas, agora é também o espetáculo que comemora os 28 anos de palco da Cia Baiana de Patifaria, um dos mais longevos grupos teatrais do estado

No final dos anos 80 um grupo de atores teve uma idéia: inverter o processo de criação e produção de um espetáculo até então vigente em Salvador, ou seja, dividir com a figura do diretor toda a concepção da montagem, desde a escolha do texto. 


Surgia, então, uma nova companhia de teatro. O nome? Um trocadilho que já definia o que viria a ser a marca registrada daquela trupe de atores, com todo o seu humor e irreverência: Companhia Baiana de Patifaria.

A comédia foi o gênero teatral que o grupo, inicialmente, apostou para guiar seu trabalho e o seu público alvo sempre foi, na verdade, o público em geral e que seu humor proporcionou. Desde sua criação, em 1987, quase dois milhões de espectadores já se divertiram e se emocionaram com as dezenas de personagens de 8 montagens: “Abafabanca”, “A Bofetada”, “Noviças Rebeldes” e “3 em 1”. 

A partir de 2001 a Cia Baiana decidiu ampliar seu repertório, investindo em outros gêneros, com a montagem do infanto-juvenil “A Vaca Lelé, um musical para todas as idades”, o drama “Capitães da Areia”, baseado na obra de Jorge Amado e a farsa “Siricotico, uma comédia do balacobaco” e estreou em 2014 “Fora da Ordem” o primeiro solo teatral do ator Lelo Filho, um dos fundadores da Cia.

Na Bahia dos anos 60, “abafabanca” era um sorvete de frutas feito em cubas para gelo vendido em residências de bairros populares. Em 1987 virou título de uma música com ritmo afrocaribenho do cantor e compositor Gerônimo e foi nesse mesmo ano que a Cia Baiana de Patifaria estreou seu primeiro espetáculo nos palcos da cidade, ABAFABANCA tornou-se um grande sucesso de público em mais de um ano de apresentações, coisa inédita no teatro baiano da época. 


ABAFABANCA é, portanto o DNA de uma trupe que vem realizando uma profunda pesquisa sobre a comédia e, nos últimos anos ampliando sua ação em outros gêneros teatrais. No humor ou no drama, a Cia Baiana de Patifaria tem levado entretenimento e também reflexão para o seu público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!