Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Os dois volumes de “Então foi assim?” trazem explicações sobre várias composições da MPB



Uma opção que seria de todo interessante é que os CDs trouxessem um encarte explicando alguma coisa sobre as composições, a exemplo de alguns discos de Elomar Figueira de Melo que, com sua linguagem totalmente peculiar, carecia de uma “tradução” das letras das suas músicas


Foi construindo uma ponte entre os discos e os livros que aportei nos dois volumes do livro “Então, foi assim?” do produtor cultural, ator, diretor, radialista, escritor e pesquisador de MPB, Ruy Godinho.

Paraense, mas radicado em Brasília onde é muito conhecido e respeitado na cena cultural, Ruy reuniu nos dois volumes de seus livros as explicações para o surgimento de várias canções de nossa música, abrangendo compositores que vão desde Cartola e Vinícius de Moraes até Renato Motha. O material foi pesquisado durante anos e muita coisa é resultado de entrevistas concedidas ao autor pelos próprios compositores.

Os dois livros são deliciosos de serem lidos por qualquer pessoa que curta a MPB e nos deixam uma sensação gostosa de partilhar da intimidade da criação de mais de uma centena de músicas tão apreciadas. Depois de nos contar a origem de cada canção, o autor ainda incluiu a letra da composição.

Como diz Paulinho Moska em seu programa “Zoombido” do Canal Brasil: “Você nunca mais vai escutar uma canção sem pensar em como ela foi feita”.

Livros:

“Então foi assim? – Os bastidores da criação musical brasileira” - Vol 1- Ruy Godinho - Abravideo – 2009 – 271 páginas

“Então foi assim?" – Os bastidores da criação musical brasileira”- Vol 2 – Ruy Godinho - Abravideo – 2010 – 307 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!