
Apesar do superlativo abrangente, o Dia Mundial do Rock só é lembrado no Brasil e, segundo diversas fontes, a data comemorativa teve origem graças ao icônico megaconcerto beneficente Live Aid que aconteceu no dia 13 de julho de 1985 — ou seja, há exatos 30 anos
O evento foi organizado pelo músico irlandês Bob Geldof e o escocês Midge Ure para arrecadar doações para famílias pobres da Etiópia, e reuniu algumas das bandas e nomes mais importantes do rock internacional, como Queen, U2, The Who, Led Zeppelin, Black Sabbath, Dire Straits, David Bowie, Paul McCartney, Eric Clapton, Phil Collins, Elton John, Mick Jagger e BB King — para citar alguns.
Parece que a ideia de criar o Dia Mundial do Rock foi sugerida por Phil Collins — que inclusive viajou da Inglaterra para os Estados Unidos para participar dos dois concertos — durante o Live Aid, mas ele não foi levado muito a sério.
Apesar de o nome ser "Dia Mundial do Rock", esta data é comemorada somente no Brasil. Ela começou a ser celebrada em 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao Rock — a 89 FM e a 97 FM — ficaram muito impressionadas com o megaconcerto na época. Assim, elas decidiram dar ouvidos a Phil Collins e, a partir de então, passaram a celebrar a data anualmente.passaram a mencionar a data em sua programação.
O dia 13 de julho, também tem uma mística no mundo rock porque foi quando ocorreu a formação do grupo Rolling Stones, em 1962.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!