quinta-feira, 23 de julho de 2015

Rubem Fonseca é ganhador do Prêmio Machado de Assis 2015 da ABL



O escritor Rubem Fonseca, um dos mais importantes autores da literatura brasileira contemporânea, é o vencedor deste ano do Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra, concedido desde 1941 pela Academia Brasileira de Letras (ABL)

Rubem Fonseca, radicado no Rio de Janeiro, ganhou nesta quinta-feira (16) o prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra. A academia premiou também as melhores obras publicadas em 2014. 

Rubem Fonseca ganhou R$100 mil, e os demais premiados receberam R$50 mil, cada. Os diplomas foram entregues durante uma cerimônia no Salão Nobre do Petit Trianon, no Rio de Janeiro.

Justificando a da escolha, a ABL afirma que Rubem Fonseca “consagrou-se por sua narrativa nervosa e ágil, ao mesmo tempo clássica e moderna, entre o realismo e o policial, revelando a violência urbana brasileira, sem perder o olhar sensível para a tragédia humana a ela subjacente, a solidão das grandes cidades e os matizes do erotismo”. O orador oficial da cerimônia foi o acadêmico Alberto da Costa e Silva.

Na ocasião, a ABL também entregou as Medalhas João Ribeiro à ensaísta, pesquisadora, crítica literária, autora de literatura juvenil e professora universitária Marisa Lajolo e ao professor e ocupante da Cadeira 31 da Academia Paulista de Educação Luiz Gonzaga Bertelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!