domingo, 19 de julho de 2015

"Dado Villa-Lobos – Memórias de um Legionário" resume a história de um dos integrantes da lendária banda “Legião Urbana”



Os historiadores Felipe Demier e Romulo Matos se juntaram a Dado Villa-Lobos e transformaram em livro as suas lembranças do músico e, dessa forma, os três aparecem como autores na capa de "Dado Villa-Lobos – Memórias de um Legionário"

Dado Villa-Lobos, guitarrista que integrou a Legião Urbana, tomou a decisão de narrar as suas memórias em lugar inusitado: um campo de futebol. Em uma breve discussão sobre qual time deveria fazer um arremesso lateral, descobriu que um jogador da equipe adversária era fã de sua antiga banda. 


Foi a partir desse jogo que ele começou a conversar com o historiador Felipe Demier para que transformassem em livro as suas lembranças. Logo Romulo Mattos, outro historiador, juntou-se à empreitada. Dessa forma, os três aparecem como autores na capa de "Dado Villa-Lobos – Memórias de um Legionário".

"Eles trouxeram toda a apuração histórica e cronológica dos fatos, foram atrás de dados importantes e específicos de cada situação, verificaram toda a documentação desses últimos 30 anos, buscaram em jornais, publicações, revistas, no acervo da Fernanda, minha mulher...", disse Dado em entrevista.

Nos últimos três anos, o guitarrista se reuniu diversas vezes com Demier e Mattos para lhes contar o que se lembrava de sua história, principalmente da vivida com a Legião.

Coube a Dado dar a cara final à obra. A principal ideia era apresentar um novo enfoque para a já conhecida história da Legião, mostrando uma "visão interna da banda, da dinâmica do grupo". Com isso, apesar de o livro conter poucas passagens inéditas - muito já foi registrado em outras obras sobre Renato Russo, a própria Legião ou o rock nacional -, tem seu valor pelos detalhes, sensações, opiniões (a respeito dos álbuns da banda, principalmente) e pela visão que apenas um dos protagonistas da história do maior grupo de rock do Brasil poderia evidenciar de forma tão eloquente.

História


Dado Villa-Lobos, músico, produtor, ex-integrante do grupo musical Legião Urbana, compôs em parceria com Marcelo Bonfá e Renato Russo algumas das canções mais representativas da recente história da
música brasileira. 


À frente de sua produtora Rockit! lançou e produziu uma série de artistas da geração 90 e 2000. Premiado compositor de trilhas sonoras para o cinema (Bufo & Spallanzani, O Homem do Ano, Pro Dia Nascer Feliz, Braxília), faz da criação musical seu ofício. 


Em 2005, lançou sua carreira solo e voltou aos palcos com o projeto MTV apresenta: Dado Villa-Lobos • Jardim de Cactus. No final de 2012 lançou a turnê de lançamento do seu segundo trabalho solo,O Passo do Colapso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!