quinta-feira, 23 de julho de 2015

ACERVO ICONOGRÁFICO DA ILHA DE ITAPARICA RESGATA IMAGENS SECULARES DE UMA DAS MAIORES ATRAÇÕES DA BAHIA



Fotos antigas da Ilha de Itaparica agora fazem parte de uma exposição permanente na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica). As imagens que compreendem os séculos XIX e XX contam a história do local

Um momento singular na história da ilha de Itaparica, é como podemos definir a inauguração da Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, no centro de Itaparica, compondo o Memorial Acervo Iconográfico da cidade. Coordenado por prepostos do Colégio Antônio Vieira, a exposição teve contribuição de seis fotos do acervo vieirense, tiradas pelo P. Camilo Torrened, SJ, no ano de 1916.

Assabita

O Acervo Iconográfico de Itaparica, iniciativa da Associação dos Amigos de Itaparica (Assabita), foi um dos projetos selecionados pelo edital de Demanda Espontânea 2012. Considerada de utilidade pública, a associação teve apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, da Secretaria de Cultura, no valor de R$ 96, 8 mil.


Imagens 

As ‘gêmeas’ de Vera Cruz e Itaparica são cidades sem memória e a Assabita conseguiu recolher cerca de 400 imagens, algumas estavam preservadas em acervos como o do Instituto Feminino da Bahia, o arquivo do jornal A TARDE, a Biblioteca Nacional (RJ) e coleções particulares.

Será possível voltar a ver, por exemplo, a rua mais tradicional da Ilha, o Boulevard, antes da reforma urbanística (nos anos 1930), bem como a ponte antiga de Itaparica próxima ao Forte São Lourenço.

Também surge no conjunto a capela de Nossa Senhora da Piedade, anterior à que foi inaugurada em 1923, no Centenário de Independência de Itaparica. E outra fotografia mostra a casa do pioneiro filólogo e médico itaparicano Ernesto Ribeiro Carneiro, que foi professor de Ruy Barbosa e Euclides da Cunha, entre outras personalidades.

A ideia é que a Biblioteca Juracy Magalhães Junior abrigue terminais com as imagens digitalizadas, além de um memorial com exposição permanente de fotografias, desenhos, pinturas e ilustrações, entre outras representações.

ACERVO ICONOGRÁFICO DA ILHA DE ITAPARICA

Exposição permanente de fotos antigas da cidade de Itaparica, compreendendo os séculos XIX e XX, além de um núcleo com imagens atuais.

· Biblioteca Juracy Magalhães Jr (Itaparica)

· 71 3631-1636 | bjmjr.itaparica@fpc.ba.gov.br

· Segunda a sexta, 8h às 17h; sábado, 8h às 12h

· Grátis

· FPC/ SecultBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!