terça-feira, 30 de junho de 2015

Convidado principal da Flip 2015, italiano Roberto Saviano cancela participação





Principal atração da feira, o escritor não foi autorizado a deixar o continente europeu por motivos de segurança e acabou cancelando sua participação na Festa Literária Internacional de Paraty


Roberto é jurado de morte pela máfia pelo seu livro 'Gomorra', best-seller que narra fatos e detalhes obscuros do crime organizado. A justificativa para o cancelamento é que ele recebeu uma recomendação do governo italiano de não deixar a Europa. 

A organização do Flip confirmou sua ausência, mas ainda não definiu quem vai ocupar sua vaga na mesa de sábado à noite. Roberto Saviano vive sob constante vigilância policial desde que recebeu ameaças, morando em lugar indefinido e sob proteção o tempo todo.

O italiano de 35 anos ficou conhecido mundialmente por Gomorra, livro lançado em 2006 que documenta a ação das máfias italianas. Além de se tornar um best-seller traduzido em mais de 40 países, o volume fez de Saviano um dos autores mais perseguidos do mundo – o escritor vive com escolta policial permanente. No ano passado, o autor lançou Zero Zero Zero, no qual aborda o tráfico internacional de cocaína.

– Facções de narcotraficantes saíram do Rio e foram para Paraty. Este é um dos maiores problemas da cidade e do país – afirmou o curador Paulo Werneck, ao justificar a ausência do escritor. Saviano iria conversar com o jornalista Caco Barcellos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!