sábado, 13 de junho de 2015

Com o seu costumeiro viés social, o SWU 2015 teve como mote o meio ambiente



Com seu espírito de ajudar causas nobres, o evento SWU 2015 promoveu uma campanha de sustentabilidade, visando o meio ambiente, fazendo com que as pessoas construam um mundo melhor, preservando sempre o meio ambiente e deixando um mundo melhor para as próximas gerações

No caso do SWU 2015, foi o meio-ambiente, mas muita gente que foi até Paulínia para ver Black Eyed Peas, Megadeth, Sonic Youth, Peter Gabriel ou Faith no More não sabia que movimento que inspirou o SWU começou lá nos na década de 80, quando o cantor Bob Geldof reuniu vários nomes da música britânica e irlandesa em um estúdio onde foi gravada a música Do they know it’s Christmas? O single foi lançado no mercado e a renda foi destinada a projetos contra a fome no norte da África.

A ideia de Bob Geldof, que também estava no SWU como palestrante, inspirou dezenas de outras reuniões de músicos nas últimas 4 décadas em torno de causas especiais. A fome na África, a luta contra a AIDS, a reconstrução de países atingidos por furacões, tsunamis e terremotos são as principais motivações. 

O projeto mais famoso foi o USA for Africa, organizado por Michael Jackson, Lionel Richie, Quincy Jones e outros artistas, que deu origem à canção We are the world.Os expectadores que foram ao SWU na semana começaram curtindo as bandas famosas e ainda participou de uma causa específica. 

Veja abaixo, algumas canções gravadas por causas nobres ao redor do mundo:

1. USA for Africa – We are the world (1985)

Causa: fome na Etiópia
Artistas: Tina Turner, Diana Ross, Cyndi Lauper, Ray Charles, Stevie Wonder, Bob Dylan, Bruce Springsteen, Willie Nelson, Paul Simon, Dionne Warwick e dezenas de outros.

2. Band Aid – Do they know it’s Christmas (1984)

Causa: fome na Eitópia
Artistas: U2, Duran Duran, Spandau Ballet, The Police, Tears for Fears, Simple Minds e outros artistas.
Outras versões: artistas britânicos se reuniram em 1989 e em 2004 pelo mesmo motivo. A fundação Band Aid é a mesma que promoveu os festivais Live Aid e Live 8.

3. USA for Haiti – We are the world 25 for Haiti (2010)

Ideia: Quincy Jones e Lionel Richie
Causa: reconstrução do Haiti depois do terremoto de 2010
Artistas: Maroon 5, Pink, Justin Bieber, Miley Cyrus, Mary J. Blidge, Celine Dion, Jonas Brothers e outros artistas.
Outras versões: vários países têm versões nos seus próprios idiomas. Recomendamos a versão emespanhol, cuja estrela é Shakira, a versão em cantonês e a versão em português.

4. Children’s Promise – It’s only rock n’ roll (but I like it) -(1999)

Causa: Children’s Promise
Artistas: The Rolling Stones, Spice Girls, The Cranberries, Bon Jovi, Jamiroquai, Natalie Imbruglia e outros artistas.

5. Disney’s Friends for change – Send it on (2009)

Causa: Disney’s Friends for change é um projeto da Disney que reuniu os astros teen vinculados à empresa em nome do meio-ambiente.
Artistas: Miley Cyrus, Selena Gomez, Demi Lovato, Jonas Brothers e o elenco da Disney.

6. Everybody hurts (2010)

Causa: reconstrução do Haiti após o terremoto.
Artistas: Alexandra Burke, Cheryl Cole, JLS, James Blunt, James Morrison, Joe McElderry, Jon Bon Jovi, Kylie Minogue, Leona Lewis, Mariah Carey, Michael Bublé, Mika, Miley Cyrus, Robbie Williams, Rod Stewart, Susan Boyle, Take That e Westlife.

7. That’s what friends are for (1985)

Causa: parte da renda foi destinada à Fundação Americana de Pesquisa de AIDS
Artistas: Dionne Warwick, Elton John, Stevie Wonder e Gladys Knight.

Bônus: Michael Jackson:

Além de ser idealizador do We are the world, Michael Jackson sempre foi um artista preocupado com causas nobres. Várias músicas que ele gravou tiveram parte de suas rendas destinadas a projetos mundo afora (inclusive no Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!