quarta-feira, 24 de junho de 2015

CCBB – RJ recebe a exposição ‘Picasso e a Modernidade Espanhola – Obras da Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía’, a partir de 24.06











A exposição Picasso e a Modernidade Espanhola, organizada e realizada em colaboração com o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía e a Fundación Mapfre, chega ao Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB- RJ, a partir de hoje, 24.06

Com cerca de 90 obras a exposição evidencia a influência de Picasso na arte moderna espanhola e os traços mais importantes e originais da sensibilidade artística que o pintor e seus contemporâneos espanhóis imprimiram ao cenário internacional das artes.

A exposição faz referência ao percurso de Picasso como artista e como mito, até chegar à realização de Guernica; à sua relação com mestres da arte moderna espanhola, como Gris, Miró, Dalí, Domínguez e Tàpies, entre outros presentes na mostra; e a suas contribuições para uma noção de modernidade voltada para o tempo presente.

Divisão em oito módulos

A exposição é dividida em oito módulos, voltados para a relação do artista com a modernidade e suas possibilidades criativas. Em uma área especial, o público pode perceber como foi concebida a iconografia de Guernica – a mais conhecida obra do artista, que a concebeu como reação a um bombardeio nazista na cidade do mesmo nome, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) – a partir de elaborações em torno do tema O Monstro e a Tragédia.

Entre as obras estão Cabeça de Mulher (1910), Busto e Paleta (1932), Retrato de Dora Maar (1939) e O Pintor e a Modelo (1963), além de estudos e esboços para Guernica. No Rio, oito desenhos que não foram apresentados na temporada paulista passam a integrar a mostra.

Picasso e a Modernidade Espanhola fica em cartaz até 7 de setembro, e pode ser vista, com entrada franca, de quarta-feira a segunda-feira, das 9h às 21h. O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Fontes: CCBB e EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!