terça-feira, 5 de maio de 2015

“Stand by me” e “Mind Games”: dois grandes sucessos que marcaram a carreira de John Lennon



Adaptada de um tema do evangelho que data de 1955, a música “Stand by me”, composta por Ben E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller, tornou-se um marco na carreira de John Lennon, que a gravou em 1975

"Stand by Me" é uma famosa canção executada pelo cantor americano Ben E. King e compôs junto com Jerry Leiber e Mike Stoller. Foi lançado em 1961, formato único.

A música é uma adaptação de um tema do evangelho que data de 1955, que foi realizada pelos cantores Staples. Mas esta nova versão deu a música um som mais moderno e puxou início balada dos anos sessenta. Note-se que desde a sua publicação, esta canção foi regravada por vários músicos, embora nenhuma versão tenha alcançado a fama do original. Entre aqueles que têm coberto este tema são: John Lennon, Elvis Presley, U2, a banda SUMO Argentina e o grande pugilista de todos os tempos Muhammad Ali que, em 1964, gravou um único disco e incluiu uma versão deste clássico.

Durante a composição da canção, Ben E. King não tinha intenção de gravá-la e só foi possível como uma peça publicitária incluída em um disco qualquer. Mas para acabar com uma seção de gravação, o produtor que estava no comando pediu ao rei um novo tópico. É aí que Ben E. King resolve tocar "Stand By Me" no piano. O produtor aprovou e chamou os músicos para gravar a canção.

Sem que ninguém tenha imaginado, "Stand By Me" entrou no top dez das paradas da Billboard duas vezes, após o relançamento em 1986, coincidindo com a publicação do tema no filme Stand by Me e usando a questão para um anúncio para Jeans Levi. Na United World Chart, "Stand By Me" atingiria a posição de número 8.

"Stand by Me" seria listada no ranking 121 na lista das 500 maiores canções de todos os tempos, compilados pela revista de música Rolling Stone. O IMC nomeou-a o como a quarta música mais tocada durante o século XX, com mais de sete milhões de interpretações.

Faixa bônus 

A versão de John Lennon foi gravada para o álbum de Rock 'n' Roll lançado em 1975, poucas semanas antes de declarar sua retirada do mundo da música para se dedicar seu tempo exclusivamente ao recém-nascido Sean Lennon.

Antes de lançar em álbuns que, à época tinham a denominação de LP (long play), foi lançado no Brasil um compacto simples, - pequeno disco com apenas uma música de cada lado, - composto das músicas ‘Stand by me” e “Mind Games”. O disco alcançou enorme sucesso com as duas músicas figurando na hit parade.

‘Mind Games’ é nome do álbum e de uma música de John Lennon, o quarto álbum solo da sua carreira, após o fim dos The Beatles em 1970 e que foi lançado em 1973. O álbum marca o início da separação de John e Yoko Ono que durou catorze meses e o fim do ativismo político de John Lennon.

Compacto simples


Em meados de 1973, John e Yoko mudaram-se para o edifício Dakota que ficava na mesma cidade que eles já moravam desde1971, em Nova York. Poucos meses após a mudança John e Yoko resolveram se separar. “Mind Games”, - Jogos da Mente, em português, - significa brincar com o psique de uma pessoa. 

No caso, John Lennon sugere o uso da tática para fins pacifistas, influenciando as pessoas à visualizarem um futuro positivo. Ideologicamente sugerindo um exercito de civis, que ele chama de guerrilheiros da mente, que o povo se tornaria caso utilizasse a tática

Após escrever as músicas para o álbum, John iniciou as gravações e começou a namorar sua assistente, May Pang, com a aprovação de Yoko Ono. Durante as gravações, John e May resolveram partir para Los Angeles para o fim de semana que John chamou de "fim de semana perdido" (que durou dezoito meses

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!