
“Oscar da Música Nordestina” e “Prévia do Maior São João do Mundo”, são alguns termos que definem o Troféu Gonzagão que, na sua 7ª edição, homenageou na última quinta-feira (7), em Campina Grande, as obras do compositor Rosil Cavalcanti, do músico Alceu Valença e do grupo Os 3 do Nordeste
O evento contou com a presença de 150 artistas, instrumentistas, cineastas, produtores e um público estimado em cerca de dois mil convidados. O encontro já se tornou tradição em Campina Grande, como uma prévia do Maior São João do Mundo, cuja abertura acontecerá no dia 5 de junho.
A iniciativa do Troféu Gonzagão tem o propósito de incentivar a valorização dos artistas que valorizam a cultura nordestina.
Homenagens
Um dos homenageados, Rosil Cavalcante, foi um dos mais influentes compositores da obra de Luiz Gonzaga e morreu em 1968 deixando sucessos como "Sebastiana" e "Saudade de Campina Grande". Seu sobrinho, Paulo Afonso, que o representou, disse:"Essa homenagem é devido à obra do meu tio que permanece vive há mais de 50 anos e que foram reproduzidas por artistas de renome nacional. Esse prêmio é um reconhecimento".

Outro homenageado foi Alceu Valença. O músico recebeu o prêmio pela sua genialidade e cantou algumas músicas no palco da FIEP, como "Morena Tropicana". "Viva a cultura nordestina! Viva a cultura brasileira! Gonzaga é o maior expoente da nossa cultura", exclamou Alceu ao chegar ao evento.
O projeto consolidado há mais de 10 anos já premiou ícones da música regional com visibilidade local, nacional e internacional. Alguns exemplos foram Dominguinhos, Elba Ramalho, Marinês, Raimundo Fagner, Chico César, Antônio Barros e Cecéu, Adelmário Coelho, Oswaldinho, Targino Gondim, Alcione, Beto Britto, Os Nonatos, Alcymar Monteiro, Camarão, Pinto do Acordeon,Genival Lacerda, Mestrinho, Adelson Viana, Glorinha Gadelha e Sivuca, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!