domingo, 31 de maio de 2015

O Sarod dedilhado por Ken Zukerman compõe o recital de música indiana no Recife


 


Ken Zukerman apresenta o Sarod, instrumento de origem persa que significa “som bonito”, tem origem persa e fortemente assimilado pela cultura indiana. O instrumento é uma adaptação do rebed afegão e foi aperfeiçoado no final do século XIX para ganhar mais cordas e tamanho

Dando sequência ao projeto ‘Solo Musica’, a Caixa Cultural Recife apresenta nesta terça-feira, dia 2, o recital de música indiana do instrumentista norte-americano Ken Zukerman. Os ingressos custam até R$10.

Com início às 20h, o artista referência na música indiana apresenta o solo com sarod, instrumento de 25 cordas que propaga um som profundo e introspectivo, pelo qual Zykerman é reconhecido como um dos principais tocadores da atualidade e divulgador da música indiana na Europa.

Por 30 anos, o instrumentista foi orientado sob a rigorosa disciplina do lendário mestre de sarod da Índia, Ustad Ali Akbar Khan, até o falecimento do mesmo, em 2009.

Como pede a tradição, o repertório da apresentação não é previamente definido e depende, assim, da inspiração do momento. A música clássica indiana tem na improvisação seu elemento estrutural, que possui um sistema de padrões melódicos chamados ragas e de padrões rítmicos chamados talas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!