segunda-feira, 25 de maio de 2015

Festival de Cannes 2015: Dheepan, de Jacques Audiard, ganha a Palma de Ouro


Chegou ao fim o Festival de Cannes 2015! O júri comandado pelos irmãos Joel e Ethan Coen surpreendeu e deixou de lado filmes que estavam bastante cotados nos bastidores do festival, como Mia Madre, Youth e Mountains May Depart. O grande vencedor foi Dheepan, dirigido por Jacques Audiard (O Profeta), que deu a Palma de Ouro pela primeira vez ao cineasta francês

Uma das questões mais atuais em discussão na Europa tem a ver com a imigração, já que todo ano milhares de pessoas deixam seus países de origem, especialmente na Ásia e na África, rumo ao sonho de uma vida melhor em algum local na Europa. A França, por suas condições econômicas, é um dos portos preferidos. Diante de tal situação, não é nem um pouco estranho que Jacques Audiard, talvez o diretor francês mais conceituado na atualidade, queira colocar o dedo justamente nesta ferida.

A história gira em torno de um homem, uma mulher e uma garota, todos nascidos no Sri Lanka, que um dia recebem uma oportunidade de ouro: fingir que são outras pessoas e, assim, deixar a guerra que toma conta do local rumo a uma vida mais pacífica na Europa. A questão é que os três mal se conheciam neste momento e, para manter as aparências, precisam ao menos aparentar ser uma família comum. Outro problema: apenas a garota sabe francês, os demais ainda precisam aprender a língua.

Boa parte do longa-metragem é destinada justamente a esta interação forçada para que o trio possa sobreviver, o que inclui vários problemas de convívio e até mesmo ameaças de abandono latente. Dheepan (Antonythasan Jesuthasan) e Yalini (Kalieaswari Srinivasan), marido e esposa na ficção, enfrentam também questões referentes à adaptação, especialmente no meio de trabalho: ambos conseguem empregos próximos ao condomínio de classe baixa em que vivem, que pagam muito mais do que jamais sonhariam – por mais que, para o padrão europeu, seja um salário baixo. A vida, por mais que seja dura, é bem melhor do que a que tinham antes.

Bem atuado e com uma história de fundo social bastante relevante, Dheepan é um bom filme que encontra espaço no cenário político atual. Peca apenas no modo como trata a garota, que praticamente desaparece da narrativa na segunda metade da história.

Fonte: ADOROCINEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!