sexta-feira, 10 de abril de 2015

O artista e pesquisador da nossa cultura Antonio Nóbrega, prepara com sua companhia um novo trabalho, que se chamará “Pai”





O multifacetado artista ANTÔNIO NÓBREGA é um caso excepcional no Brasil. E um desaguadouro de múltiplas vertentes, entre elas as das criações de nosso folclore, das histórias picarescas, da literatura de cordel, do circo mambembe, das folias carnavalescas, entre outras

Tudo isso trabalhado por alguém, com formação erudita, que se dedica a resgatar as melhores tradições nas artes populares. Mas que as relança como a arte brincante, na qual a vida e a arte se confundem. Brincante porque a arte tem de educar, mas divertindo, e como um dos elementos para a transformação da sociedade.
Novo trabalho: “Pai”

A Cia Antonio Nóbrega de Dança estreia PAI no dia 8 de maio no Festival O Boticário na Dança no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, em São Paulo. O novo espetáculo, além de dirigido por Antonio Nóbrega, contará também com a sua atuação ao lado dos sete bailarinos que integram a companhia.

Em seu novo trabalho, Nóbrega não só aprofunda a sua pesquisa em torno de uma dança brasileira contemporânea resultante do diálogo criativo entre o imaginário corporal popular brasileiro e o universo de procedimentos e princípios técnicos desenvolvidos pela dança ocidental, como traz à tona dois temas que se mesclam no decorrer do espetáculo: a presença do lúdico e a ausência do arquétipo paterno na arte e cultura brasileiras.

A música do espetáculo é uma criação conjunta de Nóbrega com os jovens compositores e músicos Leo Gorosito e Rafael Alberto. A coreografia é uma criação coletiva produzida por ele, sua assistente Letícia Doretto e os demais bailarinos da companhia — Alisson Lima, Antonio Meira, Flaira Ferro, Letícia Doretto, Luciano Fagundes, Maria Eugênia (Marina Abib) e Mika Rodrigues. A Iluminação é de Marisa Bentivegna e os figurinos de Eveline Borges.

do Mérito Cultural. Tem doze CDs gravados e três DVDs. Em novembro de 1992, fundou com Rosane Almeida – atriz, bailarina e sua mulher – o Instituto Brincante, em São Paulo. Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem Brincante, dedicado à sua trajetória artística.

Serviço:

Companhia Antonio Nóbrega de Dança em PAI
Auditório Ibirapuera — Oscar Niemeyer
Sexta-feira, 8 de maio, às 21h
Duração: 60 min. (aproximadamente)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!